MoMA - Museum of Modern Art

Fonte Ascom/MinC 19/03/2013 às 16h

 

Visita da ministra Marta Suplicy é marcada por troca de experiências

Na manhã desta segunda-feira (18), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou o MoMA – Museum of Modern Art, em Nova York. Foi recebida por Jay Levenson, diretor de Programas Internacionais, e Luis Perez-Orama, Curador de Arte Latino-americana, conhecido no Brasil por sua atuação como curador da Bienal de São Paulo. A visita faz parte de uma viagem de prospecção e troca de experiências para a construção do Museu da Memória Afrodescendente, em Brasília.

Desde o último dia 14, a ministra Marta Suplicy está em Washington e Nova Iorque visitando locais como o Museu do Holocausto, o Museu Nacional de Arte Africana, o Museu Nacional de História e Cultura Afroamericana, o Newseum (todos em Washington), além do Whitney Museum of American Art e o MoMa em Nova Iorque. Hoje, ela estará no Schomburg Center, centro de pesquisa de cultura negra.

Em reuniões de trabalho, a ministra apresentou as primeiras ideias sobre o novo museu em Brasília que deverá contar a história dos negros no Brasil e retratar sua influência. Destas trocas nasceram várias sugestões e observações de eminentes museólogos e suas equipes.

Troca de experiências

Sobre o novo museu brasileiro, a equipe do MoMA sublinhou a importância de primeiro definir o conceito, para então pensar no acervo e nas instalações físicas. Sugeriu a criação de um grupo encarregado de definir esse conceito, necessariamente integrado por historiadores e historiadores da arte. Recomendou que o futuro museu tenha espaços amplos, capazes de se adaptar a diferentes tipos de exposições. Indicou que o museu, além de ter um espaço para exposições permanentes, deve ser capaz de abrigar diversos tipos de atividades, como exposições temporárias, seminários, cursos, etc.

Quanto à tecnologia – aspecto enfatizado pela ministra – sugeriu-se o recurso a técnicas flexíveis que possam ser aplicadas aos mais diversos conteúdos e ambientes.

Também foi salientada a importância de um diálogo permanente com instituições afins e centros de referência de outros países, bem como com a academia. O MoMa mantém parcerias com cursos universitários de restauração de arte em que alunos têm a oportunidade de fazer o estágio obrigatório no museu.

A equipe do MoMA colocou-se à disposição do MinC para dar continuidade às conversações sobre o tema. A reunião contou com a presença de três diplomatas do Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque, além dos demais membros da delegação do MinC.

A ministra também aproveitou a visita para conhecer a biblioteca, os arquivos e o setor de restauração de obras de arte do museu.

 

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 19/03/2013 ás 16h

Compartilhe

MoMA - Museum of Modern Art