MMA apoia zoneamento no Piauí

Fonte Ascom - MMA 06/03/2013 às 9h
Iniciativa objetiva propor diretrizes para a ocupação racional da terra e o uso sustentável dos recursos naturais



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoiará o governo estadual na elaboração e implantação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Piauí. O Acordo de Cooperação Técnica firmado e publicado nesta segunda-feira (04/03), no Diário Oficial da União, prevê o apoio institucional e técnico por um período de 25 meses, com ações que contemplam, entre outras, o apoio à estruturação do Sistema Estadual de Informações Ambientais e a realização de atividades de capacitação de gestores públicos e privados. O ZEE é uma ferramenta de planejamento e organização do território, que identifica e analisa problemas e potencialidades com o objetivo de propor diretrizes para a ocupação racional da terra e o uso sustentável dos recursos naturais.

O coordenador da Gerência de Zoneamento Ecológico-Econômico do MMA, Bruno Abe Saber Miguel, detalha como será desenvolvida a parceria, que não envolve a transferência de recursos. “Estão previstas, por exemplo, oficinas de sensibilização e cursos de capacitação para gestores estaduais e locais que trabalham na elaboração e implantação do ZEE, além de materiais didáticos que irão qualificar a formulação e a espacialização das políticas públicas”, disse. De forma complementar, representantes do MMA irão acompanhar e avaliar a elaboração de todas as etapas do zoneamento, que permitirá identificar, analisar e superar os principais problemas ambientais existentes no território piauiense, como o avanço do desmatamento e das áreas degradadas e o comprometimento da qualidade dos recursos hídricos.

O ZEE abrangerá os 224 municípios, com detalhamento em dez dos 55 municípios do Cerrado Piauiense (região estratégica devido à sua rica biodiversidade). O objetivo é que, após o ZEE ser votado pela Assembleia Legislativa do Estado, sua versão final seja analisada pela Comissão Nacional do ZEE (CCZEE) e incorporada como instrumento de planejamento das ações do próprio governo federal.
Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 06/03/2013 ás 9h

Compartilhe

MMA apoia zoneamento no Piauí