Mizumo oferece soluções para edificações verdes

Fonte Via Pública Comunicação 10/03/2013 às 20h

Construções sustentáveis, aos poucos, tornam-se uma tendência em empreendimentos imobiliários, exigindo soluções que promovam a preservação do solo, dos recursos hídricos e atendam às exigências ambientais, como as ETEs pré-fabricadas da Mizumo.

Em 2012, duplicou-se o número de construções sustentáveis no País, reforçando esta tendência entre os novos empreendimentos, de acordo com os dados da organização não governamental Green Building Council (GBC). Esses empreendimentos, também chamados de prédios verdes, incluem medidas que visam minimizar os impactos negativos na comunidade e no ambiente natural, trazendo qualidade de vida e bem-estar às pessoas que fazem uso do edifício. Entre elas, estão a eficiência hídrica e o tratamento e reúso de efluentes domésticos, que fazem parte do propósito da Mizumo – empresa referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs).

Ao encontro desse crescimento, o Núcleo de Conteúdo da edição 2013 da Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção, que ocorre de 12 a 16 de março, em São Paulo (SP), terá temas relacionados ao assunto. O GBC Brasil, que tem apoio da Mizumo – a empresa é associada à instituição –, realizará um seminário abordando o processo de certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design), que auxilia o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país.

Um dos requisitos importantes para que a edificação seja considerada sustentável é o uso racional da água, no qual o tratamento do esgoto e reúso podem ser contemplados. A Mizumo possui know-how para atender a estes critérios, com ETEs pré-fabricadas que podem beneficiar diversos tipos de empreendimentos, sejam eles de construtoras, indústrias, concessionárias, etc., com a exigência de menor área de implantação e de acordo com o calendário da obra.

Vantagens para o meio ambiente

É importante lembrar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18 milhões de brasileiros não contam com serviços de esgoto. Somente 36,28% do esgoto gerado pelas cem maiores cidades do país são tratados, o que corresponde a 8 bilhões de litros de esgoto sem tratamento lançados diariamente na natureza. Dados da Organização Mundial da Saúdo indicam que, para cada R$ 1,00 investido em saneamento, são economizados R$ 4,00 em despesas médicas. Por isso há urgência em lançar mão de soluções que minimizem os impactos da atividade humana e da carência de infraestrutura.

As ETEs da Mizumo contribuem para melhoria dos índices de saneamento e preservação de recursos hídricos, pois possibilitam que toda água proveniente de pias, chuveiros, máquina de lavar e vasos sanitários seja tratada e reutilizada para fins não potáveis ou devolvida sem riscos à natureza. Além disso, os sistemas pré-fabricados podem ser personalizados e automatizados; possuem baixos custos operacionais, têm fácil manutenção e estão de acordo com as exigências ambientais. “Na hora da compra de ETEs, é importante observar se o sistema atende a todos os requisitos previstos nas leis e normas ambientais, pois eles garantirão a alta eficiência do tratamento do esgoto e o padrão de reúso ou de lançamento do efluente no ambiente”, destaca Giovani Toledo, gestor da unidade de negócios Mizumo.

Perfil Mizumo

Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam tratar e reaproveitar efluentes. É referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) e diferencia-se por oferecer soluções ambientais dedicadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequados a cada tipo de cliente.

Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompeia, cidade do interior de São Paulo. Conta com 130 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e uma estrutura comercial que atua em todos os estados brasileiros e, portanto, mais próxima dos clientes.

A qualidade e o atendimento são preocupações constantes. Por isso, a Mizumo possui o Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da NBR ISO 9001:2008 implantado.

Em 2013, a empresa conta com o envolvimento de todos os setores da organização num projeto que, por meio da contínua melhoria de práticas e processos, levará aos clientes uma Proposta de Valor, que se traduza em garantia de eficiência e tranquilidade. Ao desenvolver uma ação como esta, se prepara para dispor de tecnologia de ponta e serviços essenciais, que representem a melhor relação entre custo e benefício a empreendimentos públicos e privados. Com a união de todas as etapas do processo, a Mizumo busca a excelência do pré ao pós-venda. E, para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 25% superior ao atingido em 2012.

A Mizumo faz parte de uma holding composta por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, de transformação de plástico, equipamentos para serviços de limpeza, transportes, médico-hospitalar, ferramentaria, fundição e veículos elétricos. O grupo, criado a partir do surgimento de novos negócios da Jacto - fundada em 1948 -, é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

Mizumo

Telefone: (14) 3405.3000

mizumo@mizumo.com.br

www.mizumo.com.br

Via Pública Comunicação
Fonte Via Pública Comunicação 10/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Mizumo oferece soluções para edificações verdes