Missionária infectada pelo ebola chega aos Estados Unidos para tratamento

Fonte Agência Lusa 05/08/2014 às 21h
A missionária Nancy Writebol, infectada com o vírus ebola, na Libéria, chegou hoje (5) aos Estados Unidos para ser tratada em um hospital de Atlanta (estado da Geórgia), segundo imagens transmitidas pelas estações de televisão norte-americanas.

O avião de transporte médico, no qual viajou Nancy Writebol, de 60 anos, aterrissou na Base Aérea de Dobbins, nos arredores de Atlanta, às 11h30 (12h30 no horário de Brasília).

A missionária foi transportada de ambulância para o hospital da Universidade de Emory, onde já está internado Kent Brantly, o médico norte-americano de 33 anos que também foi infectado com o vírus ebola, na Libéria. O estado de saúde de Brantly tem registrado melhoras.

O hospital da Universidade de Emory está equipado com uma unidade especial de quarentena para doentes infectados por agentes patogénicos perigosos, e pode oferecer cuidados especializados. É um dos quatro hospitais, nos Estados Unidos, dotados com instalações similares.

O estado de saúde de Nancy Writebol é estável, e a missionária recuperou o apetite nos últimos dias, segundo informou Bruce Johnson, presidente da SIM USA - organização de solidariedade na qual trabalhava a norte-americana.

Kent Brantly chegou no sábado aos Estados Unidos, à bordo do mesmo aparelho utilizado hoje para transportar Nancy Writebol. O avião que transportou Kent Brantly, que trabalhava para a organização Samaritan's Purse, fez uma parada técnica no Arquipélago dos Açores.

O secretário regional da Saúde dos Açores, Luís Cabral, informou, na segunda-feira (4), que o avião parou na Base Aérea de Lajes apenas para reabastecimento, o que demorou 42 minutos, e nesse tempo “não houve qualquer tipo de contacto, quer para o interior do avião, quer do interior do avião para o exterior”. Ocasião em que o responsável pela base frevelou que deveria ainda passar por lá outro avião com um cidadão norte-americano infectado com o vírus ebola.
Agência Lusa
Fonte Agência Lusa 05/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Missionária infectada pelo ebola chega aos Estados Unidos para tratamento