Missão espacial organizada pela Itália é lançada hoje

Fonte Ansa flash 28/05/2013 às 15h

Esta é a primeira missão de longa duração coordenada pelo país

ROMA, 28 MAI (ANSA) - Será lançado nessa noite do cosmódromo russo de Baikonur a missão espacial "Volare", a primeira missão de longa duração organizada pela Agência Espacial Italiana (ASI, na sigla em italiano), que vai transportar na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) o astronauta italiano Luca Parmitano.

Parmitano, o primeiro astronauta da nova geração selecionada em 2009 e treinada pela Agencia Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), permanecerá seis meses na ISS, integrando a nova tripulação da estação espacial (Expedition 36), junto com a norte-americana Karen Nyber e com o comandante russo do foguete Soyuz, Fyodor Yurchikhin.

Eles foram treinados intensamente de forma conjunta para enfrentar a missão, durante a qual será realizado o primeiro voo operacional com a qual o Soyuz chegará à ISS em seis horas, em vez de dois dias normalmente necessários.

"Tudo está ocorrendo regularmente, para o foguete, para a nave espacial, para os astronautas e para a estação espacial", declarou à ANSA o diretor da missão da ESA, Claudio Sollazzo.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 28/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Missão espacial organizada pela Itália é lançada hoje