Missão brasileira vai à Finlândia para aprofundar cooperação bilateral

Fonte Ascom do MCTI 26/02/2013 às 17h

 

Representantes do governo federal e da iniciativa privada embarcaram neste fim de semana para a Finlândia, onde visitam organizações ligadas à pesquisa científica.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, chefia a delegação brasileira, que tem compromissos no país nórdico até quarta-feira (27).

Na terça-feira (26), eles participam de um seminário para dar impulso à cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação. A ideia é aprofundar discussões em torno de ações conjuntas, sobretudo com vistas ao intercâmbio de experiências nas áreas de inovação tecnológica e industrial.

Também integram a missão o vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Manoel Barral Netto, o chefe da divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ademar Seabra, o embaixador do Brasil em Helsinque, Norton Rapesta, e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Parcerias - O grupo deve dar sequência às discussões iniciadas durante visita do primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen, ao Brasil, em fevereiro de 2012. O dirigente esteve no MCTI, onde conversou com o ministro Marco Antonio Raupp. Dois dias depois, ele se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Na ocasião, os governos identificaram possibilidades de parceria por meio do programa Ciência sem Fronteiras e nas áreas de energias renováveis, telecomunicações, sistemas de alertas de desastres naturais e defesa naval.

De acordo com o CNPq, o programa de mobilidade acadêmica já concedeu 48 bolsas para a Finlândia. Até o momento, 42 brasileiros desembarcaram no país nórdico, com destino a cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado nas áreas de biologia, biotecnologia, ciências biomédicas, engenharias, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e produção agrícola sustentável.

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 26/02/2013 ás 17h

Compartilhe

Missão brasileira vai à Finlândia para aprofundar cooperação bilateral