Ministros inauguram capacidade de dados ampliada da rede Ipê

Fonte Ascom da RNP 06/03/2013 às 9h
Nesta quarta-feira (6), a partir das 10h, em Brasília, será celebrada a ampliação na capacidade de enlaces de instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo que fazem parte da rede Ipê, internet acadêmica não comercial brasileira, operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Essa melhoria na rede representa um aumento de até 50 vezes na velocidade de conexão à rede acadêmica.

 

Estarão presentes no evento os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo, além do diretor geral da RNP, Nelson Simões, e do presidente da Telefônica Vivo, Antonio Carlos Valente. Na ocasião, será realizada, por videoconferência, uma demonstração sobre a operação do sistema de previsão do tempo monitorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

Em colaboração remota, um técnico localizado em Brasília receberá os dados processados pelo Tupã – o computador mais potente da América Latina, localizado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) em Cachoeira Paulista (SP) –, e interpretados por meteorologistas. Por conta da nova capacidade de rede – 40 Gb/s –, será possível ampliar a capacidade do processo de captura de imagens complexas e difusão de alertas, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), auxiliando o tratamento e prevenção de incidentes climáticos.

A ampliação foi possível graças à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel/MC), que estabeleceu contrapartidas em pesquisa e desenvolvimento, atendidas pela Telefônica Vivo com vistas ao desenvolvimento da rede.

A parceria com a Vivo faz parte da iniciativa Veredas Novas, desenvolvida pela RNP, que visa levar internet de alta capacidade a todos os campi de universidades e institutos de ensino e pesquisa do interior do país até o final de 2014. A RNP é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


Serviço

Evento: Inauguração da capacidade ampliada de enlaces de instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo

Data: 6 de março, quarta-feira

Horário: 10h

Local: Auditório do MCTI – Esplanada dos Ministérios, Bloco E, térreo – Brasília (DF)

Informações para a imprensa: Gerência de Comunicação da RNP

Stela Tsirakis (61) 3243-4354 / (61) 8122 2984 / stela.tsirakis@rnp.br

Marcela Eyer (21) 3206-6240 / marcelaeyer@textual.com.br

 

 

Ascom da RNP
Fonte Ascom da RNP 06/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Ministros inauguram capacidade de dados ampliada da rede Ipê