Ministro recebe delegação dos EUA para debater cooperação em megaeventos

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 12/03/2013 às 20h

Ministro recebe delegação dos EUA para debater cooperação em megaeventos

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta terça-feira (12.03) uma delegação dos Estados Unidos com representantes das áreas de preparação em níveis estadual e municipal para os grandes eventos esportivos, esportes radicais e intercâmbios universitários. O objetivo do encontro foi conhecer a experiência norte-americana nessas áreas e estreitar os laços com a comissão iniciados ainda em 2012.

“Queremos reafirmar o convite para que atletas possam visitar o Brasil não apenas em missões oficiais, que possam ministrar oficinas para nossas jovens e encorajá-los à prática de esporte. Também temos interesse em cooperar no aperfeiçoamento da gestão das nossas federações e confederações e aproximar o governo brasileiro desse conceito de bem-estar, esporte e nutrição“, afirmou o Aldo Rebelo.

Reta Jo Lewis, chefe da comitiva e presidenta da Global Intergovernmental Affairs Agency (Agência de Relações Intergovernamentais para Assuntos Internacionais, na tradução livre), disse que compartilha do mesmo sentimento do ministro de cooperação. “Trouxemos uma equipe competente que pode auxiliar o Brasil na construção de um legado para a sociedade após a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016”, destacou.

Durante a reunião foram apontados alguns tópicos de trabalho entre os governos, como a questão do programa de voluntariado. O conselheiro de Economia Cultural do Gabinete do Prefeito de Nova Orleans, Scott Hutcheson, apresentou sua experiência com programa permanente de voluntários na própria cidade para ajudar em determinados projetos e falou sobre a importância da preparação dos estados e municípios para a organização dos grandes eventos. Outros temas debatidos foram as Olimpíadas Especiais (tradução livre da competição Special Olympics), esportes radicais e ações de esporte na comunidade.

Os dois países têm mantido agendas de trabalho e essa foi a terceira reunião. Também participaram do encontro o chefe das Assessorias, Luis Paulino, o assessor Internacional do ministério, embaixador Carlos Henrique Cardim; o secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Vicente Neto; a diretora da Secretaria de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Gianna Perim; o diretor de Futebol Profissional, Ricardo Gomyde; e o diretor da Secretaria de Alto Rendimento, Ricardo Avelar.

A comitiva dos Estados Unidos era composta, ainda, pelo embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Thomas Shannon; a conselheira Sênior para Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos EUA e ex-medalhista olímpica, Michelle Kwan; a CEO da MHW, Aarti Tandon; o presidente e CEO da Fundação dos EUA de Futebol, Ed Foster-Simeon; o adido cultural da Embaixada norte-americana no Brasil, Jeff Lodermeier; e pela oficial também da Embaixada, Caitlin Tumulty.


Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 12/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Ministro recebe delegação dos EUA para debater cooperação em megaeventos