Ministro panamenho da Defesa viaja à Colômbia para discutir segurança bilateral

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O ministro de Governo e Justiça do Panamá, José Raúl Mulino, se reúne hoje com seu homólogo colombiano, Fabio Valencia Cossio, com quem discute a cooperação bilateral na área de segurança.

Segundo informaram porta-vozes do governo panamenho, o ministro -- que viajou ontem ao país sul-americano -- também se reunirá com a diretora do Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário colombiano, Teresa Moya, para falar sobre os sistemas de segurança desse país.

Acompanham o ministro, que realiza sua segunda visita em menos de duas semanas à Colômbia, o diretor do Sistema Penitenciário do Panamá, Diomedes Kaa, e a diretora-geral de Migração, Maria Cristina González.

O governo panamenho não confirmou se Mulino viajará, depois, ao México. Contudo, o próprio ministro já anunciou que pretende reunir-se com seu par mexicano.

Pouco antes de assumir a presidência do Panamá, o mandatário Ricardo Martinelli se reuniu com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, com quem abordou, entre outros, questões relacionadas à cooperação bilateral na área da segurança.

De acordo com Mulino, Martinelli quer modernizar o sistema penitenciário do país. O orçamento do Ministério da Defesa do próximo ano será de US$ 40 milhões para a construção de presídios. Um crédito adicional de US$ 5 milhões estará à disposição para melhorar a segurança das prisões La Joya e La Joyita, as principais do país.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Ministro panamenho da Defesa viaja à Colômbia para discutir segurança bilateral