Ministro espanhol viajará a Cuba para discutir questão dos direitos humanos

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O ministro espanhol de Assuntos Exteriores e Cooperação, Miguel Angel Moratinos, viajará a Cuba para discutir com o chanceler cubano, Bruno Rodrigues, a questão dos direitos humanos e a relação entre a Europa e a nação caribenha.

"Não há pontos de diálogos pré-definidos. Será explicada a posição da União Europeia (UE) diante de Cuba, os direitos humanos e a situação econômica deste país", disse à ANSA uma fonte do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha.

Moratinos deve ir a Havana no próximo sábado, quando encerrará um giro pelo Oriente Médio ao lado do chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Entre os dias 18 e 19, estão previstas reuniões com representantes do empresariado espanhol em Cuba e com cidadãos espanhóis que vivem na ilha.

"Existe a possibilidade de ele se reunir com [o presidente cubano, ndr.] Raúl [Castro] ou com [o ex-presidente, ndr.] Fidel Castro, mas isso será confirmado uma vez que o ministro estiver lá", destacou a fonte do ministério, que negou a possibilidade de encontros com dissidentes políticos.

"Trata-se da segunda visita dentro do diálogo político iniciado em 2007", ressaltou o funcionário espanhol, referindo-se à visita que Moratinos fez a Havana em abril daquele ano.

Na ocasião, foi estabelecido um mecanismo de diálogo sobre os direitos humanos, que incluia questões como a situação dos presos políticos em Cuba. A visita foi a primeira que um chanceler espanhol fez à ilha desde 1998.

Na época, Moratinos também reivindicou a existência de um "diálogo firme, aberto, para expressar nossas opiniões, não sempre coincidentes, mas sempre buscando o entendimento".
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Ministro espanhol viajará a Cuba para discutir questão dos direitos humanos