Ministro discute em Paris programação do Fórum Mundial de Ciência

Fonte Ascom do MCTI 05/04/2013 às 8h
O comitê diretor do Fórum Mundial de Ciência 2013 se encontra nesta sexta-feira (5), em Paris, a fim de discutir e definir palestrantes e outros aspectos do evento, marcado para 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Participam das conversas o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o secretário de Política de Informática da pasta, Virgilio Almeida.

 

Na capital francesa, os organizadores devem debater os principais tópicos da declaração oficial do fórum e determinar participantes das sessões temáticas e plenárias, entre outros detalhes da programação. Em sua sexta edição, o evento será realizado pela primeira vez fora da Europa, sob o lema “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”. O MCTI integra a Comissão Executiva Nacional, ao lado de 11 entidades do setor.

A cerimônia de abertura do fórum ocorre na noite de 24 de novembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com possibilidade de presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, da diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, e do presidente do Conselho Internacional para a Ciência (Icsu), Yuan Tseh Lee. A Unesco deve entregar na ocasião os prêmios Kalinga, de popularização da ciência, e Sultão Qaboos, voltado à preservação do meio ambiente.

Um dos pontos da discussão do comitê diretor em Paris são os presidentes das 12 sessões temáticas paralelas do fórum. Os painéis devem tratar de nanociência e sustentabilidade, respostas científicas aos desafios dos sistemas de saúde, energias renováveis, recursos hídricos, oceanos, ensino superior, carreiras para jovens pesquisadores, plataforma Future Earth, diplomacia científica, relações academia-empresa, florestas e redução de desastres.

Compromissos

A agenda de amanhã na França prevê um almoço oferecido pela embaixadora do Brasil na Unesco, Maria Laura Rocha, seguido do encontro do comitê diretor, com representantes da própria agência das Nações Unidas e os presidentes do fórum mundial, József Pálinkás, e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, à frente da comissão nacional.

Pela importância do evento, as entidades brasileiras decidiram realizar encontros preparatórios em várias capitais do país. Organizado desde agosto do ano passado, o ciclo de atividades passou por São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador.A quinta edição ocorre em Recife, nos dias 15 e 16 de abril, com o tema “Oceanos, clima e desenvolvimento”. Os dois próximos estão previstos para Porto Alegre, em maio, e Brasília, em junho.

O ministro Raupp aproveita a estadia em Paris para cumprir agenda bilateral com a ministra francesa de Ensino Superior e Pesquisa, Geneviève Fioraso, na manhã de sexta. Estão previstas discussões a respeito do setor aeroespacial, do programa Ciência sem Fronteiras e de computação de alto desempenho. O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e o secretário Virgilio Almeida participam da reunião. Os dois estiveram nesta semana em Londres, onde integraram uma mesa-redonda sobre a cooperação com o Reino Unido em inovação.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 05/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Ministro discute em Paris programação do Fórum Mundial de Ciência