Ministro destaca crescimento do turismo internacional do Brasil na WTM

Fonte Ascom/MTur 24/04/2013 às 19h

Ministro destaca crescimento do turismo internacional do Brasil na WTM

Na maior feira do mercado de viagens da América Latina, Gastão Vieira defende potencial do país em colocar o setor no mesmo patamar do agronegócio.

Brasília (DF) – O Brasil recebeu 5,67 milhões de visitantes estrangeiros em 2012, o que representa um crescimento de 4,5% em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (23), pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, na abertura da World Travel Market (WTM) Latin American, feira internacional que pela primeira vez é realizada no Brasil.

“Dentro das circunstâncias da economia internacional podemos dizer que foi um crescimento bom”, disse o ministro para uma plateia composta de autoridades de turismo de vários países, operadores, agentes, empresas e entidades da cadeia produtiva do turismo. “O Brasil tem um imenso potencial turístico a ser explorado, o que pode colocar a atividade no mesmo patamar alcançando pelo país no agronegócio, por exemplo”, avalia.

Vieira fez um relato de ações do Ministério do Turismo que contribuem para que o país conquiste novos patamares no turismo internacional. “Foram R$ 11 bilhões aplicados em obras de infraestrutura turística nos últimos 10 anos. Agora, o desafio do MTur é deixar um legado que repercuta para além dos megaeventos que o Brasil sediará”, pontuou.

O diretor executivo a Organização Mundial de Turismo (OMT), Márcio Favilla, disse que a entidade prevê que turismo continuará crescendo apesar das instabilidades políticas e econômicas no mundo. A previsão de crescimento do setor internacionalmente em 2013 deve ficar entre 3% a 4%, o mesmo patamar esperado para a América Latina. Ele ressaltou o reconhecimento dos governos e das empresas da importância do turismo como instrumento de crescimento econômico e gerador de empregos. “O turismo no Brasil foi colocado em um patamar político superior.”

Um dos anfitriões do evento, o presidente da Reed Exhibitions, Andrew Fowles, reforça a importância da realização das Copas e Olimpíadas no Brasil para o turismo. “A indústria de receptivo tem enorme potencial de crescimento no país nos próximos três anos devido à realização desses megaeventos”, disse.

Já o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Marcos Ferraz, que realiza o 39º encontro comercial da entidade durante a WTM, lembrou o apoio do Ministério do Turismo nos avanços para a desoneração do segmento de agências de turismo. “Sem a participação do ministério não estaríamos avançando no tema”, disse.

Realizada pela primeira vez fora de Londres, a World Travel Market deve receber sete mil visitantes, no Transamércia Expo Center, durante três dias de evento. Estão presentes cerca de mil expositores de 60 países, além de 250 compradores convidados.

 

Ascom/MTur
Fonte Ascom/MTur 24/04/2013 ás 19h

Compartilhe

Ministro destaca crescimento do turismo internacional do Brasil na WTM