Ministro da Saúde confirma participação no IV Siesp

Fonte FUNASA 07/03/2013 às 8h

 

Com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Funasa vai realizar, entre os dias 18 e 22 de março, o IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública (Siesp), em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento visa discutir propostas, tecnologias e alternativas que permitam reduzir déficits de saúde pública provocados pela falta de saneamento básico; ampliar o acesso aos sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água; e que possam ser utilizadas para enfrentar problemas inseridos na agenda ambiental internacional, principalmente, em relação ao lixo urbano e poluição hídrica.

O seminário contará com painéis temáticos, mesas-redondas e expositores nacionais e internacionais de países como Portugal, França, Inglaterra, México, Chile, Costa Rica e Estados Unidos. Serão debatidos temas como: Escassez e uso racional da Água; Desafios para a universalização do Saneamento Rural; Sustentabilidade e efetividade dos investimentos de Saneamento Ambiental; Tecnologias e Inovações em sistemas de Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos; Plano de Segurança da Água e Gestão de desastres naturais. O ministro Alexandre Padilha, falará sobre Políticas Públicas voltadas ao Saneamento Ambiental no Brasil, no dia 19 de março às 11h.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que atualmente 1,6 bilhão de pessoas vivem em regiões com escassez de água. O consultor em Água e Saneamento, Menahem Libhaber, dos Estados Unidos, participará do evento, onde vai abordar os motivos da crise de água e opções para diminuí-la. “O uso racional da água é uma das atividades para aliviar os problemas da escassez, mas não é a única solução. Há uma série de atividades adicionais que devem ser adotadas e serão discutidas no evento”, explica.

Para falar sobre tratamento de esgotos domésticos estará presente no seminário o engenheiro e professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos von Sperling. Segundo ele, não existe um processo de tratamento de esgotos que seja considerado o melhor ou o ideal: “Em cada situação, deverá haver uma cuidadosa etapa de concepção da solução a ser empregada, na qual o amplo elenco de alternativas disponíveis deve ser avaliado, conduzindo àquela que tenha melhor desempenho do ponto de vista técnico, econômico e ambiental”.

Durante o seminário também será realizada a II Feira de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública, a qual irá expor inovações tecnológicas, e a IV Mostra de Pôsteres que visa promover o debate, o intercâmbio e a divulgação dos resultados de pesquisas, estudos e trabalhos de campo voltados para os temas do evento. A estimativa é de que o encontro deste ano reúna, aproximadamente, 1.500 pessoas, entre pesquisadores, professores, profissionais dos setores público e privado, além de estudantes.

Clique aqui para ter acesso ao folheto do IV Siesp

Serviço:
Evento: IV Seminário Internacional de Saúde Pública
Data: 18 a 22 de março
Local: Minascentro
Endereço: Av. Augusto de Lima, 785 – Centro – Belo Horizonte – MG

FUNASA
Fonte FUNASA 07/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Ministro da Saúde confirma participação no IV Siesp