Ministro da Economia da Finlândia visita Finep nesta quarta-feira

Fonte Ascom da Finep 13/03/2013 às 8h
Nesta quarta-feira (13), o presidente da Finep – Agência Brasileira da Inovação, Glauco Arbix, receberá o ministro da Economia da Finlândia, Jan Vapaavuori. Será assinado um memorando de entendimento entre a financiadora e a Agência Finlandesa de Financiamento para a Tecnologia e Inovação (Tekes), com a finalidade de promover o intercâmbio de boas práticas entre as duas instituições, bem como ampliar a cooperação entre os dois países em áreas de interesse mútuo, como as energias renováveis, tecnologias de informação e comunicação (TICs), microeletrônica e tecnologias de construção naval.

 

A Tekes é a principal agência do governo finlandês para financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e é responsável por colocar o país nórdico entre os mais inovadores do mundo.

Segundo o mais recente levantamento da Comissão Europeia, a Finlândia está, juntamente com a Suécia e a Suíça, entre os países europeus mais inovadores. No levantamento foram comparados os países da Europa (membros da União Europeia mais seis nações) segundo diferentes índices, como nível de formação, investimentos na pesquisa e desenvolvimento, inovação e número de patentes registadas pelas empresas.

Estarão também presentes na cerimônia de assinatura a diretora de Energia e Meio Ambiente da Tekes, Teija Lahti-Nuuttila, e integrantes da delegação do ministro finlandês e da diretoria da Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Jan Vapaavuori e sua comitiva se reuniram ontem (11) com o ministro Marco Antonio Raupp para discutir iniciativas em curso e o futuro da cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação.

 

 

Ascom da Finep
Fonte Ascom da Finep 13/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Ministro da Economia da Finlândia visita Finep nesta quarta-feira