Ministro da Defesa preside cerimônia inaugural de simpósio de Marinhas

Fonte Ascom - MD 09/05/2012 às 15h

Ministro da Defesa preside cerimônia inaugural de simpósio de Marinhas

Com o tema central “A cooperação das Marinhas para o monitoramento e controle do tráfego marítimo nas águas jurisdicionais dos países”, foi aberto pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, o III Simpósio das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A cerimônia inaugural do encontro aconteceu nesta terça-feira (8), na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Amorim fez uma retrospectiva da criação da CPLP e afirmou que era uma honra participar da inauguração do evento.

“O tema desse simpósio já antecipa um grande desafio. Os oceanos são elemento de integração entre as civilizações. Até onde é possível lançar o olhar em direção ao futuro, o comércio marítimo continuará sendo o grande acesso à economia mundial. Protegê-lo é vital para qualquer nação que queira manter-se soberana”, disse.

O ministro destacou, ainda, que a cooperação entre as Marinhas fortalece a comunidade e que é importante mantê-la em termos de segurança e recursos do mar. Para ele, o simpósio vai propiciar novas cooperações bilaterais.

A solenidade contou com a presença do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto – chefe da delegação brasileira. Citando um trecho de Os Lusíadas, de Luís de Camões, o comandante reiterou que a língua portuguesa e o mar têm “extremas ligações históricas”.

O evento

altA terceira edição do simpósio vai até quinta-feira (10) e tem o objetivo de aproximar as Marinhas de Guerra dos países da CPLP, promover o intercâmbio de informações e fortalecer os laços de amizade.

Durante o encontro, oficiais brasileiros e delegações de militares da Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste assistirão a palestras apresentadas pelos chefes das equipes. Os países participantes são estados-membros da CPLP. Guiné-Bissau, que também integra a comunidade, não enviou representantes para o simpósio.

Em 2008, Lisboa, em Portugal, sediou a primeira edição do evento. Na época, o tema foi “O papel das Marinhas no atual contexto internacional”. Já em 2010, Luanda, na Angola, recepcionou a conferência com debates sobre “As Marinhas e os desafios do século XXI”.

Criada em 17 de julho de 1996, a comunidade tem como meta difundir a cooperação entre os estados-membros em todos os domínios, como educação, oceanos, defesa, saúde, tecnologia, entre outros.

Ascom - MD
Fonte Ascom - MD 09/05/2012 ás 15h

Compartilhe

Ministro da Defesa preside cerimônia inaugural de simpósio de Marinhas