Ministra Marta em Porto Alegre

Fonte Assessoria de Imprensa da Prefeitura/Ascom MinC 06/03/2013 às 10h

Prefeito de Porto Alegre e ministra discutem apoio ao Carnaval

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou nesta terça-feira (5) o prefeito José Fortunati. No encontro, o prefeito apresentou à ministra o projeto da nova estrutura do Complexo Cultural Porto Seco, que será, além de um sambódromo, um espaço para o atendimento da população da zona norte da cidade.

“Queremos iniciar o debate com o Ministério da Cultura para incluir o projeto nos planos do governo federal. Não será apenas um espaço para o samba, será uma área de cultura, de lazer e de serviços que vai suprir grande parte da demanda daquela região e receber grandes eventos culturais de Porto Alegre”, disse Fortunati.

A ministra elogiou a iniciativa. “Fiquei impressionada com a força do Carnaval em Porto Alegre! Nós temos no Ministério da Cultura uma série de programas no qual podemos incluir esse projeto do sambódromo. Uma das possibilidades seria destinar recursos do Fundo Nacional da Cultura, por exemplo. Com certeza vamos encontrar uma maneira dar apoio”, declarou Marta Suplicy.

Além do Carnaval, a Copa de 2014 também teve destaque na reunião. A ministra falou sobre as ações que devem ser programadas para o período dos jogos, como apresentações culturais em praças e parques e iniciativas que promovam a interatividade, como os flash mobs. “Porto Alegre está muito bem preparada. Deve ser uma cidade destaque no evento mundial. Na Copa de 2014 a gente vai bombar!”, disse Marta.

CEUs - O prefeito de Porto Alegre destacou no encontro a implantação de dois Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Até o fim do ano, o CEU da Lomba do Pinheiro deverá estar pronto. Também está prevista a implantação de um centro na Restinga.

Fortunati e a ministra conversaram ainda sobre outros programas voltados para o fomento da cultura como o Monumenta, os Editais para Criadores e Produtores Negros e linhas de crédito do BNDES para a recuperação de prédios tombados.

“Nós temos uma relação estreita e muito positiva com o governo federal que vai deixar para a cidade um legado muito importante em obras e em desenvolvimento. Eu não tenho dúvidas que nesse momento teremos o apoio necessário do Ministério da Cultura para concretizar projetos importantes para Porto Alegre”, concluiu o prefeito.

Participaram da reunião entre o prefeito e a ministra os secretários municipais da Cultura, Roque Jacoby, e do Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian e o coordenador das manifestações populares, Joaquim Lucena. Do Ministério da Cultura estavam presentes a chefe da Representação Regional Sul, Margarete Moraes, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, e o secretário-substituto de Políticas Culturais, Américo Córdula.

Na chegada à prefeitura e na despedida a ministra pôde conferir mo hall do Paço Municipal uma apresentação de parte da bateria e destaques, o chamado “grupo show”, da escola de samba Bambas da Orgia, campeã do Carnaval de 2013.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura/Ascom MinC
Fonte Assessoria de Imprensa da Prefeitura/Ascom MinC 06/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Ministra Marta em Porto Alegre