Ministério do Trabalho e Dieese lançam anuário

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
 O Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda foi lançado hoje (15), em Curitiba, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese). Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Paraná,  Alvyr Pereira de Lima, o trabalho pode ser comparado a um censo nacional no  que se refere ao trabalho, emprego, renda  e as políticas desenvolvidas no setor não só pelo governo federal, mas também por  estados e municípios.
 
Ele disse que o objetivo do anuário é constatar as áreas de trabalho onde há lacunas, como desemprego, número de aposentadorias e tempo de permanência no trabalho, para que o setor público possa criar políticas para resolver as demandas. “[O trabalho] servirá também como instrumento de consulta para trabalhadores e pesquisadores", acrescentou.

A anunário foi elaborada pelo Dieese com dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho referentes ao ano de 2007. Está estruturada em cinco livros, abordando  indicadores dos temas: Mercado de Trabalho(livro 1), Intermediação de Mão– de-Obra (livro 2),  Seguro-Desemprego(livro III) , Qualificação Social e Profissional (livro IV) e Economia Solidária, Proger e Juventude (livro V).

Os cinco volumes do anuário mapeam a população economicamente ativa, de 105,33 milhões do país. Também define o mercado de trabalho brasileiro como  de  grande heterogeneidade estrutural.  Uma parcela de trabalhadores com contratação padrão convive com outra em situação de informalidade, excluída de qualquer sistema  de proteção social. Os livros trazem gráficos detalhados de cada região e estado.

No período de análise dos dados, o Paraná apresentou uma taxa de desocupação inferior à média nacional, de 5,6%, masum nível de informalidade de 30%, um percentual significativo, assinala a economista do Dieese Lenina Formaggi. O destaque fica com o desempenho da agricultura e da agroindústria do estado, muito fortes no cenário nacional.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Ministério do Trabalho e Dieese lançam anuário