Ministério da Cultura cria programa para divulgar arte contemporânea

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
Portaria do Ministério da Cultura que cria o Programa Brasil Arte Contemporânea está no Diário Oficial da União de hoje (31). O projeto faz parte do conjunto de ações para estimular a economia da cultura e internacionalizar as artes plásticas e visuais contemporâneas brasileiras.

Entre os objetivos da iniciativa estão ampliar o volume de negócios gerados pela exportação de artes visuais, aumentar o conhecimento do cenário artístico brasileiro por parte dos colecionadores, críticos, curadores e formadores de opinião internacionais, projetar galerias e artistas brasileiros e apresentar em alguns mercados-alvo a diversificada oferta do setor de artes plásticas brasileira.

O novo programa vai operar em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Fundação Bienal de São Paulo. No Ministério da Cultura, ficará sob a coordenação da Gerência de Cultura e Pensamento da Secretaria de Políticas Culturais e contará com a colaboração da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A estruturação do Programa Brasil Arte Contemporânea marca um novo momento nas ações internacionais do ministério e busca uma política de médio e longo prazo que dê suporte à produção e à difusão no segmento das artes visuais, na avaliação do gerente de Cultura e Pensamento da pasta, Afonso Luz, que coordenará o programa.

Para implementar as ações, o ministério conta este ano com orçamento de R$ 2 milhões. Os recursos são destinados a incentivar a participação de artistas visuais brasileiros em feiras e exposições internacionais de arte contemporânea, além de consolidar o segmento artístico no mercado interno e estimular o estudo e a pesquisa no setor.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Ministério da Cultura cria programa para divulgar arte contemporânea