MinC mais próximo das Secretarias Estaduais

Fonte SE/MinC 25/05/2013 às 11h

A secretária-executiva Jeanine Pires e o secretário de Articulação Institucional Marcelo Pedroso, do Ministério da Cultura (MinC), participaram nesta quinta-feira, 23, da segunda reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura 2013, em Cuiabá (MT). No período da manhã, a reunião abordou temas relativos a uma agenda de diálogo entre os estados e o MinC.

Os secretários e dirigentes estaduais de Cultura levantaram seis pontos principais como proposta para uma agenda de parceria entre o Fórum e o Ministério: agenda cultural das cidades-sede e proximidades para os megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil (Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos do Rio 2016); a criação de política de ampliação e democratização do acesso aos bens culturais e serviços para a população por meio do Cultura-Viva e Vale-Cultura; criação de circuitos de circulação de serviços culturais entre os estados; o Sistema Nacional de Cultura (SNC); o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura – que substituirá a Lei Rouanet); e a Economia Criativa.

"O encontro foi ótimo. O MinC tem interesse em manter um diálogo permanente de comunicação e descentralização das políticas culturais com as Secretarias de Cultura. Um dos pontos mais comentados foi o da importância dos circuitos de circulação entre os estados. Pedimos que o Fórum apresente uma proposta ao Ministério sobre este e outros temas, para ser avaliada", afirmou Jeanine Pires. Os secretários também demonstraram grande interesse em estabelecer iniciativas de apoio à implementação do Vale-Cultura em todas as regiões do Brasil.

O evento na capital mato-grossense tem como objetivo reunir secretários e dirigentes estatuais para debates sobre o SNC e termina na sexta-feira, 24. O próximo encontro está previsto para os dias 26 a 29 de novembro, após as fases de conferências municipais, até 15 de julho, e estaduais, até 15 de setembro.

 

SE/MinC
Fonte SE/MinC 25/05/2013 ás 11h

Compartilhe

MinC mais próximo das Secretarias Estaduais