México, EUA e Canadá dão início à Cúpula da América do Norte

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
Os presidentes do México, Felipe Calderón, e dos Estados Unidos, Barack Obama, junto ao premier canadense, Stephen Harper, inauguraram hoje em Guadalajara a sessão de trabalho da Cúpula de Líderes da América do Norte.

Os três governantes discutem temas centrais da região, relacionados à segurança, à crise econômica e à pandemia da gripe A (H1N1), além do golpe de Estado em Honduras.

De acordo com a agenda de trabalho divulgada pela Presidência do México, a reunião foi iniciada às 9h locais (11h de Brasília) e terá duração de pelo menos duas horas. Depois, os líderes devem emitir um comunicado conjunto.

Obama e Harper chegaram ao México ontem, quando realizaram reuniões bilaterais junto a Calderón. Após os encontros, o mandatário mexicano ofereceu um jantar privativo às comitivas e aos convidados do evento.

Com os dois líderes, Calderón discutiu o combate do narcotráfico no México, a reforma migratória e a cooperação na área de segurança.

Obama concordou na necessidade de manter "a cooperação bilateral contra o crime organizado que atua dos dois lados da fronteira" e Harper anunciou o envio de US$ 15 milhões ao México para a luta contra o narcotráfico.

México, Estados Unidos e Canadá são sócios desde 1994, quando entrou em vigor o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que abrange um mercado potencial de 450 milhões de pessoas.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

México, EUA e Canadá dão início à Cúpula da América do Norte