Metodologia Ágil traz vantagens no desenvolvimento de softwares

Fonte Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra 23/03/2013 às 16h

Prática visa o desenvolvimento e a qualidade das empresas

Desenvolver softwares no menor tempo possível sem perder a qualidade, satisfazendo as demandas do cliente. Para assumir esse desafio, empresas de software se munem de conhecimentos específicos e qualificam suas equipes. Metodologias Ágeis é uma das práticas que propiciam a produção dos softwares com tempo reduzido. O método enfatiza a comunicação pessoal na troca de documentos escritos. Guilherme Lacerda, instrutor de Métodos Ágeis do Centro de Treinamento TargetTrust compara diferentes engenharias. “Atualmente, com a velocidade em que os negócios são realizados, a necessidade de lançar produtos cada vez mais cedo, observando o feedback do cliente coloca em evidência a agilidade. Hoje, reconhecemos que a forma como se desenvolve um produto como software é diferente de como se constrói uma casa. As Engenharias (Civil e Software, por exemplo) são totalmente diferentes, embora ambas tenham o objetivo de promover métodos e técnicas para construção de produtos de qualidade e de manutenção facilitada”, defende o Mestre em Ciência da Computação.

O método na prática

Nas abordagens ágeis, se busca uma maior integração do time. Se possível, é importante ter todos os membros do time trabalhando no mesmo ambiente, e mais interessante ainda que seja um ambiente aberto, com as paredes disponíveis para que informação seja irradiada. Desenvolvedores, Testadores, Analistas e Gestores compartilham o mesmo ambiente e estão a disposição para ajudar sempre que for necessário. Comunicação com o cliente, trabalho em equipe, e pessoas que possam acompanhar a evolução do time (coach), garantindo a qualidade técnica do código fonte e também apoiando em questões como documentação de todo o trabalho sendo realizado. Este profissional vai buscar a melhoria contínua da equipe, garantindo que o time não vai ficar acomodado e mantendo o que tem. Sempre é necessário evoluir e buscar mais efetividade e qualidade no que se faz. A consequência disto é a geração de valor para a organização e para os clientes que interagem.

“Para se preparar existem algumas dicas: realizar treinamento formal em um centro de treinamento qualificado, buscar informações na internet, buscar assessoria/consultoria especializada, participar de grupos de usuários e eventos. Todas são válidas, mas realizar treinamentos com instrutores reconhecidos por sua experiência com agilidade pode atalhar significativamente o processo de aprendizado. Se possível, o ideal é que toda a equipe passe por treinamento prévio para entender a cultura e os pilares que sustentam as metodologias ágeis. Também é indicado que os gestores da empresa queiram melhorar seu processo de desenvolvimento, e estejam dispostos a dar mais espaço, liberdade e responsabilidade para as pessoas da equipe. Acredite, nem o melhor dos gerentes consegue ser tão efetivo quanto uma equipe auto-gerenciável. Algumas horas de consultoria (coaching / mentoring) dentro da empresa pode apoiar e acelerar a adoção de métodos ágeis.”, enfatiza Rafael Helm, instrutor de Metodologias Ágeis e Desenvolvedor de software desde 1998.

Case

A TargetTrust implantou as técnicas de metodologias ágeis na MECOMO do Brasil quando a especializada em mobilidade e localização percebeu que estava perdendo produtividade. “As tarefas passadas ao setor de desenvolvimento não eram claras e objetivas. Sentíamos que podíamos muito mais”, explica Tiago Chilanti, diretor de negócios da MECOMO. A correção de erros também foi foco do trabalho. “O cliente via o produto apenas quando concluído, então surgiam os problemas e perdíamos muito tempo na correção destes. Agora, com o Scrum, método ágil, temos um feedback do cliente a cada duas semanas, possibilitando correções menores”, esclarece Chilanti.

A consequência do trabalho foi uma equipe mais motivada, trabalhando melhor. “Crescemos bem acima da nossa expectativa, que era de 80%. Os clientes estão mais satisfeitos em receber entregas rápidas e poderem dar constantes feedbacks. Hoje não consigo imaginar e empresa sem a utilização das metodologias ágeis. O próprio mercado nos reconhece pelo desenvolvimento ágil”, afirma o diretor. Para Daniel Wildt, instrutor da TargetTrust em Métodos Ágeis, o principal diferencial é ter pessoas que estão interessadas em mudar e melhorar. E as empresas já começam a encontrar e buscar um perfil profissional com características de trabalho em equipe, atitude, pessoas focadas em melhorar continuamente. “O grande ponto é criar mecanismos nas organizações que ajudem na fomentação, criação e realização de mudanças”,defende o profissional que atua com o método desde 2003

Mecomo - A MECOMO é uma empresa alemã com foco no desenvolvimento de soluções de mobilidade e localização. Em um mundo onde cada vez mais existe interação entre vários tipos de objetos logísticos e dispositivos móveis em tempo real, a MECOMO desenvolve soluções completas para telemetria, mobilidade e gestão da localização com inovação, inteligência e flexibilidade.

TargetTrust Treinamento e Tecnologia - A TargetTrust é a empresa de TI especializada em treinamento, coaching, consultoria e suporte, focada nas necessidades do mercado corporativo e dos profissionais de TI. Tem como missão desenvolver profissionais altamente qualificados e reconhecidos pelo mercado. Realiza treinamentos em turmas abertas ou Incompany, customizando-os quando necessários para atingir os objetivos do cliente. É especialista em Metodologias Ágeis, Análise de Negócios, Business Intelligence, Testes de Software e tecnologias Oracle, Java, NET, Rails, Flex, Linux entre outras. Já treinou mais de 900 empresas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros estados do Brasil, bem como mais de 40 mil alunos particulares.

Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra
Fonte Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra 23/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Metodologia Ágil traz vantagens no desenvolvimento de softwares