Merkel se diz 'preocupada' com desemprego juvenil na Europa

Fonte Ansa flash 16/05/2013 às 20h

Segundo a chanceler, é necessário entender o porquê a Europa está perdendo terreno em setores onde outras regiões do mundo estão tendo sucesso

BERLIM, 16 MAI (ANSA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou hoje que está "imensamente preocupada" com o desemprego juvenil na Europa e pediu para todos agirem para "mudar a situação".

A chefe do Governo disse estar "convencida de que o crescimento seja baseado em sólidas estruturas", reiterando que a questão da credibilidade do setor bancário da zona do euro é "central" para a retomada do crescimento econômico. Segundo ela, as reformas estruturais, a consolidação orçamentária e o crescimento não estão em contraposição.

"A Europa está em uma fase decisiva, deve escolher que papel quer desempenhar em 10 ou 20 anos a nível internacional e tem de decidir como quer ganhar seu dinheiro no futuro, indo além dos programas estaduais", disse Merkel, discursando no fórum da WDR sobre o futuro da Europa.

Segundo a chanceler, é necessário entender o porquê a Europa está perdendo terreno em setores onde outras regiões do mundo estão tendo sucesso, como na fabricação de computadores. "Devemos também reduzir a burocracia, melhorar a mobilidade na Europa, convidando os jovens nos países onde há postos de trabalho, promovendo a aprendizagem das línguas e entendendo como se tornar mais atraentes para os investidores estrangeiros", ressaltou Merkel.

A chefe de Governo também explicou como a relação com a França é baseada em "fortes fundamentos" e que o Reino Unido é um parceiro muito importante para a União Europeia.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 16/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Merkel se diz 'preocupada' com desemprego juvenil na Europa