Merkel pede a Chipre que não abuse da paciência dos países da zona do euro

Fonte Ansa flash 22/03/2013 às 18h

Para a chanceler alemã, isso "não deve acontecer" e Nicósia deve tentar continuar as negociações com as instituições financeiras internacionais

NICÓSIA, 22 MAR (ANSA) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu ao Chipre para não abusar da paciência dos países da zona do euro. A chefe de Governo alemã ainda se disse contrária à participação dos fundos de previdência social para o resgate de Chipre.

Para Merkel, isso "não deve acontecer" e Nicósia deve tentar continuar as negociações com as instituições financeiras internacionais, a chamada Troika, formadas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

O ministro da Economia alemão, Wolfgang Schaeuble, por sua vez, disse na mesma ocasião que o Chipre não pode pedir para a Troika que tudo permaneça como está. "A percepção de que este problema só pode ser resolvido pelos contribuintes da zona do euro, sem a participação dos principais credores dos bancos cipriotas, não pode ser aceita pelos cidadãos europeus", disse Schaeuble.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 22/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Merkel pede a Chipre que não abuse da paciência dos países da zona do euro