Mercado internacional de documentários Sunny Side of the Doc tem inscrições abertas

Fonte ANCINE 19/04/2013 às 18h

O Sunny Side of the Doc é um mercado internacional destinado ao gênero documentário, que acontece anualmente na cidade francesa de La Rochelle. A 24ª edição do evento acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho e tem inscrições abertas para pitchings, para o showcase de Documentários Em Progresso e para a submissão de projetos transmídia - além do credenciamento para compradores, exibidores e distribuidores, ou apenas como visitantes.

Interessados em submeter material para as sessões de pitching de coprodução devem enviar, para esta edição, projetos com os temas "Ciência e natureza", "História", "Investigação e atualidades" e "Cultura(s)". É desejável que os projetos tenham fortes perfis de coprodução e distribuição internacional, e podem ser filmes, minisséries, narrativas originais e até mesmo projetos de acesso exclusivo, desde que já estejam em estágio avançado de desenvolvimento, tenham trailer pronto e a participação confirmada de ao menos uma empresa já interessada no projeto (distribuidor, programador, fundo de apoio, fundações ou outra), além de pelo menos 50% do orçamento garantido. O prazo para a inscrição de projetos nessa modalidade é o dia 7 de maio.

No mesmo prazo, encerram-se as inscrições para a seção Docs Em Progresso, destinada a produções em fase de finalização que ainda estejam em busca de fundos para viabilizar pós-produção, contratação de agentes de vendas, marketing etc. É desejável que as narrativas sejam originais, que os personagens retratados sejam exclusivos e que a produção tenha forte apelo para o mercado internacional, com um tema de interesse universal. O projeto já deve estar filmado e ter ao menos 70% do orçamento garantido. Clique aqui e saiba mais.

Já para o concurso para documentários transmídia e interativos, o prazo é um pouco mais cedo: 3 de maio é a data limite para envio de projetos para a seção Sunny Lab, que contemplará projetos para internet, multiplataforma, cross-mídia, jogos eletrônicos ou produções que explorem a convergência de mídias, de forma a desafiar limites da percepção do espectador, usando essas plataformas para se conectar com a audiência. Será necessário enviar um vídeo de três minutos apresentando seu trabalho. Caso seja selecionado, o projeto será apresentado no Sunny Lab para especialistas e potenciais compradores. Uma votação na internet ajudará a escolher o projeto vencedor, que será premiado com patrocínios, prêmios em dinheiro e em serviços.

Demais interessados em se credenciar no Sunny Side of the Doc como visitantes ou compradores podem fazê-lo até o dia 17 de junho, bem como empresas que desejem montar stands no evento. O Sunny Side of the Doc também promove fóruns, workshops, rodadas de negócios e oportunidades de networking. Saiba mais sobre o evento no site oficial.

ANCINE
Fonte ANCINE 19/04/2013 ás 18h

Compartilhe

Mercado internacional de documentários Sunny Side of the Doc tem inscrições abertas