Menor prazo para abertura de empresas é destaque em Jornada Internacional de Gestão Pública

Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 14/03/2013 às 9h

 

Menor prazo para abertura de empresas é destaque em Jornada Internacional de Gestão Pública

Brasília – Especialistas do Brasil e do exterior debateram durante os dias 11,12 e 13 de março, em Brasília, temas relacionados à gestão pública, como melhoria no atendimento ao cidadão, gestão da força de trabalho, coordenação e cooperação governamental e eficiência da atuação estatal. A série de debates faz parte da Primeira Jornada Internacional de Gestão Pública, organizada pelo Ministério do Planejamento.

Palestrantes do evento, o presidente do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), João Elias Cardoso, e a presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Cristiane Hanashiro, falaram sobre inovações e experiências de sucesso. João Elias citou como exemplo o Portal do Empreendedor, que já permite nas regiões administrativas de Brasília e Taguatinga a abertura de empresas LTDA de baixo risco em até 48 horas.

“Obter o alvará de funcionamento em até 48 horas era algo impensável desde 1808, quando foi instalado o registro mercantil no Brasil. O projeto-piloto na Junta Comercial do DF representa a quebra de um paradigma. Já há países interessados em seguir essa inovação brasileira”, destacou João Elias.

O registro em até 48 horas é feito a partir de um contrato padrão. A meta é que até o fim de 2014 o modelo chegue a todos os municípios brasileiros.

O Portal do Empreendedor também traz novidades para os cerca de 2,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) que podem alterar o tipo de contrato e encerrar as atividades de suas empresas sem comparecer à junta comercial. Também são encontradas informações em inglês e espanhol sobre a abertura de empresas no Brasil.

Mais informações sobre a 1ª Jornada Internacional de Gestão Pública no site http://gestaopublica.planejamento.gov.br/jornada.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 14/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Menor prazo para abertura de empresas é destaque em Jornada Internacional de Gestão Pública