Meirelles volta a alertar contra excesso de euforia

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
A situação econômica brasileira ainda inspira cuidados, mas “há um quadro de recuperação sólida”, afirmou hoje (5) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em audiência pública no Senado.

Segundo ele, a recuperação dos efeitos da crise financeira no Brasil é gradual e o país deve entrar em 2010 com crescimento “sólido” e “sustentável”. O presidente do BC voltou a alertar o mercado financeiro contra o “excesso de euforia”.

“Às vezes é a nossa função acautelar os mercado quanto ao excesso de euforia, que pode levar a distorções na trajetória de preço”, disse. Meirelles acrescentou que a cautela é necessária para evitar “decepções importantes e volatilidades desnecessárias”.

Meirelles voltou a ressaltar que o Brasil entrou na crise melhor preparado do que outros países, com reservas internacionais elevadas, “trajetória cadente” da dívida, demanda doméstica fortalecida pela renda dos brasileiros e com aumento dos investimentos.

Ele lembrou que as respostas à crise dadas pelo governo foram fortes e em pontos focais para restaurar a liquidez (recursos disponíveis no mercado).

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Meirelles volta a alertar contra excesso de euforia