Medicamento homeopático é forte aliado da vacina no combate à gripe

Fonte Barcelona Soluções Corporativas 25/04/2013 às 20h

Pessoas com intolerância aos componentes da vacina não podem deixar de se prevenir

Os medicamentos naturais, como os homeopáticos, são grandes aliados da vacina para evitar a gripe. Eles também são eficientes em atenuar os sintomas da doença. A vacina antigripal é, indiscutivelmente, importante para prevenção da influenza. Apesar disso, como algumas pessoas podem apresentar intolerância aos seus componentes, existem situações em que a vacina deixa de ser usada, e isso pode ser muito perigoso, uma vez que a gripe pode levar a morte. Segundo o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH), em 2011, só no Brasil foram registradas mais de 750 mil internações por gripe e pneumonia. Durante uma epidemia sazonal de influenza, até 15% da população é infectada. São 5 milhões de casos graves por ano, que podem chegar a 500 mil mortes no mundo, principalmente entre idosos e portadores de doenças crônicas.

“Em alguns casos, a vacina desencadeia um quadro alérgico e uma reação exagerada do organismo com potencialidade de complicações que podem evoluir para broncopneumonia, sinusite, otites e outras infecções” observa o Dr. Levon Mekhitarian Neto, médico otorrinolaringologista e mestre em Ciências da Saúde. Ainda de acordo com o médico, a opção para essas pessoas, na hora de prevenir contra gripe em períodos de alta incidência da doença, é a utilização de outros medicamentos preventivos mais naturais e sem efeitos colaterais. “Além de não interagir com outros remédios, os idosos e as crianças podem tomá-los sem restrições”, comenta o médico.

Esse tipo de fármaco como método de prevenção pode ser usado em qualquer faixa etária por que não interfere em outras medicações de uso do paciente e não desencadeia reação de incompatibilidade. Já é comprovado que os medicamentos homeopáticos são capazes de evitar casos repetidos de infecções das vias superiores. “Existe o mito de que quem consome vitamina C com frequência não fica gripado. Na verdade, ela ainda corre o risco de contrair o vírus da doença. No máximo, algumas substâncias naturais podem ajudar amenizar os sintomas” explica Dr. Levon.

Sobre a Boiron

A Boiron é líder mundial na fabricação e venda de medicamentos homeopáticos e está presente em mais de 80 países. Em 2012 teve um crescimento global de 8,2%, sendo que na filial brasileira esse crescimento foi de 70% (maior crescimento no grupo). A empresa conta com um portfólio de mais de 250 medicamentos e três mil substancias unitárias registradas, produtos líderes em vendas em vários países, na França, nos Estados Unidos, e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo. No Brasil, a empresa comercializa três medicamentos que podem ser encontrados em todas as farmácias e drogarias do país. Só em 2012, o Oscillococcinum® 200K, indicado como auxiliar na prevenção e tratamento dos estados gripais, registrou um crescimento de 55%, e o Sédatif PC®, que auxilia no tratamento da ansiedade e distúrbios do sono, um crescimento de 40%. O outro medicamento, Stodal, auxiliar no tratamento da tosse, apresentou 56% de crescimento no último ano. - www.boiron.com

Barcelona Soluções Corporativas
Fonte Barcelona Soluções Corporativas 25/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Medicamento homeopático é forte aliado da vacina no combate à gripe