MDIC promove igualdade de gênero nas empresas exportadoras

Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 21/04/2013 às 20h

Brasília  – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) firmou na sexta-feira (19), um acordo de cooperação com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para elaborar políticas e ações de igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho das empresas exportadoras.

Na reunião em que o acordo foi celebrado, a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloísa Menezes, disse que “o governo deve aumentar as oportunidades em favor da autonomia econômica das mulheres”. Heloísa ressaltou ainda que “este é um primeiro e importante passo em direção a expandir a presença e a participação das mulheres nos diversos setores da nossa economia”.

A secretária de Avaliação e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho, afirmou que "o acordo abre um espaço estratégico para viabilizar a igualdade entre homens e mulheres”. “Com esta ação, estamos avançando na promoção da igualdade de gênero no mundo dos negócios”, complementou.

A diretora de Planejamento e Gestão da Apex-Brasil, Regina Silvério, falou que a agência tem procurado disseminar o empreendedorismo feminino entre as empresas exportadoras. “Promover a igualdade de gênero não é apenas uma questão ética, mas trata-se também de um tema estratégico para o país poder se desenvolver com o bom aproveitamento da capacidade produtiva das mulheres”, considerou.

Uma das iniciativas já definidas é a criação da categoria ‘promoção da igualdade de gênero nos negócios’ no Prêmio Apex-Brasil, que é concedido a cada dois anos para empresas que se destacam no desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Além disso, as três entidades buscarão estabelecer parcerias com o programa ‘Woman and Trade’ do International Trade Center (ITC). O objetivo das parcerias será fortalecer a competitividade das mulheres empreendedoras e promover à igualdade de gênero no setor.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 21/04/2013 ás 20h

Compartilhe

MDIC promove igualdade de gênero nas empresas exportadoras