MDIC lança em Belo Horizonte programa para fornecedores do setor de petróleo, gás e naval

Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 14/03/2013 às 9h

 

MDIC lança em Belo Horizonte programa para fornecedores do setor de petróleo, gás e naval

Brasília – A secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, lançou ontem, às 20h, em Belo Horizonte (MG), o programa de fortalecimento da competitividade e inserção das indústrias de Minas Gerais na cadeia produtiva dos setores de petróleo, gás e naval. O lançamento será durante o evento de comemoração dos 80 anos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no Teatro Sesiminas.

O programa, parte do Plano Brasil Maior, tem o objetivo de ampliar o número de empresas mineiras capazes de fornecer produtos e serviços para o segmento de petróleo, gás e naval. No total, 35 empresas serão contempladas. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, serão indústrias nas áreas de metalmecânico, eletroeletrônico e serviços de engenharia. Já no Vale do Aço, serão beneficiadas as empresas que atuam nos setores metalomecânico e metalúrgico.

O benefício será por meio de cursos e consultorias para melhorar a gestão administrativa e financeira e incentivar a inovação tecnológica. Para isso, estão previstas ações como mapeamento das oportunidades de fornecimentos de produtos e serviços; mapeamento do parque industrial mineiro com potencial de se tornar fornecedor do segmento; elaboração de material impresso e eletrônico; análise de inteligência sobre o mercado nacional e internacional; levantamento e implementação de projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica, entre outras. As ações serão executadas a partir de convênio assinado entre MDIC e Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais, com vigência até 2014.

APLs e conselho de competitividade

Outras frentes de trabalho também estão sendo colocadas em prática com o objetivo de aumentar a competitividade dos fornecedores da cadeia produtiva de petróleo, gás e naval. Uma dessas ações foi oficializada no final de fevereiro, com o lançamento do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para o Setor de Petróleo, Gás e Naval. Esse projeto faz parte do Plano Brasil Maior e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e irá atingir cinco territórios-precursores: Rio Grande-São José do Norte (RS), Ipatinga-Vale do Aço (MG), Ipojuca-Suape Global (PE), Maragogipe-São Roque (BA) e Itaboraí-Conleste (RJ).

O objetivo é fortalecer a indústria de fornecedores desse segmento. Para isso, serão utilizados diversos instrumentos de apoio já existentes, como convênios entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o MDIC; programas da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - P&G, Inova-Petro e Política de Entornos - e outros instrumentos que poderão ser desenvolvidos e incorporados ao longo da execução do projeto.

O setor de petróleo, gás e naval também integra o Plano Brasil Maior por meio do conselho de competitividade específico do setor, formado por representantes do governo, da iniciativa privada e dos sindicatos. A coordenação do grupo é da secretária Heloisa Menezes e a vice coordenação de Ricardo Cunha da Costa, do BNDES.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 14/03/2013 ás 9h

Compartilhe

MDIC lança em Belo Horizonte programa para fornecedores do setor de petróleo, gás e naval