MDIC apresenta resultados do Brasil Maior para parlamentares

Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 29/03/2013 às 9h

 

MDIC apresenta resultados do Brasil Maior para parlamentares

Brasília  - O ministro em exercício do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, a secretária de Desenvolvimento da Produção, Heloisa Menezes, além do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges estiveram na manhã da quarta-feira (27) na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Brasileira, no Congresso Nacional.

Teixeira destacou a importância do fortalecimento da indústria nacional para o crescimento do país. “Saímos de um país que tinha em torno de 40% de pessoas na classe média para um país com 60% de pessoas na classe media na próxima década. São feitos não só do governo, mas também da sociedade brasileira e com uma participação muito forte da indústria nacional que acredita no país e gera emprego e renda, o que se traduz no crescimento do consumo e no desenvolvimento do país”, disse.

No encontro, Menezes explicou a importância estratégica da política industrial brasileira e destacou as medidas do Plano Brasil Maior que já estão apresentando resultados positivos. “O Plano Brasil Maior é resultado de um esforço amplo público- privado. Estamos focando em medidas para dar curso efetivo aos nossos esforços, medidas sistêmicas e setoriais estão em curso”, explicou a secretária.

Duas medidas receberam destaque na apresentação de Heloisa: a desoneração da folha de pagamento de 42 setores da indústria e a aplicação das margens de preferência nas compras governamentais. No caso das compras públicas, ela explicou que diferente das especulações de que haveria aumento nos gastos públicos, há controle nos gastos e aumento na produção nacional.

Atualmente tramita no Congresso a Medida Provisória 601/2012, que prorrogar o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra, e inclui os setores da construção civil e varejista na lista de desonerações da folha de pagamento.

Frente parlamentar

Presidida pelo deputado Newton Lima (PT-SP), a frente é parte do esforço conjunto de governo, empresários e trabalhadores para buscar soluções e caminhos o crescimento da indústria de manufaturados no Produto Interno Bruto (PIB). Outro objetivo do colegiado é alavancar o crescimento industrial brasileiro, frente ao mercado externo e à competitividade acirrada.

Levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentado no início desse mês, mostra que a atividade industrial brasileira está aquecida, apesar da persistente crise econômica mundial. Os dados mostram que a capacidade instalada entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano aumentou em um ponto percentual, atingindo 84% do total.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Fonte Assessoria de Comunicação Social do MDIC 29/03/2013 ás 9h

Compartilhe

MDIC apresenta resultados do Brasil Maior para parlamentares