MCTI formaliza criação do primeiro núcleo regional do Cetem

Fonte Ascom do Cetem 09/04/2013 às 8h
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) formalizou na Portaria 292, de 28 de março, a implantação pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) de seu primeiro núcleo regional (NR), construído em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em terreno cedido pela prefeitura. A ação segue as diretrizes da política ministerial de descentralização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

 

A inauguração está prevista para meados de 2013, como parte da celebração dos 35 anos do Cetem. Até o momento, o MCTI investiu cerca de R$ 8 milhões na edificação, cuja área é de 1.500 metros quadrados, aquisição de equipamentos e custeio. A completa ocupação do prédio acontecerá gradativamente. Até lá a equipe no NR-ES continuará em atividades nas instalações vizinhas do Instituto Federal do Espírito Santo, onde ocupa dois laboratórios há seis anos.

O NR-ES, que já conta com 25 colaboradores, entre servidores, concursados em 2009, e bolsistas, já depositou dois pedidos de patente no Instituto Nacional da Patente Industrial (INPI/MDIC), e presta serviços tecnológicos para empresas do setor de rochas ornamentais, da região e do país. Além disso, está apto a emitir certificados e elaborar relatórios e pareceres técnicos.

O Brasil é um importante produtor de rochas ornamentais e exporta anualmente cerca de US$ 1 bilhão, sendo o estado do Espírito Santo o principal polo produtor do país. Nesse sentido, o NR-ES atuará também em cooperação com instituições de pesquisa, órgãos públicos e entidades privadas.

 

Ascom do Cetem
Fonte Ascom do Cetem 09/04/2013 ás 8h

Compartilhe

MCTI formaliza criação do primeiro núcleo regional do Cetem