MCTI firma acordo para instalação da sede definitiva do Cemaden

Fonte Ascom da prefeitura de São José dos Campos e Ascom do MCTI 11/03/2013 às 17h
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a prefeitura de São José dos Campos (SP) assinaram nesta segunda-feira (11) um protocolo de intenções para a implantação da sede definitiva do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) na cidade.

 

Pelo acordo, assinado pelo ministro Marco Antonio Raupp e pelo prefeito Carlinhos Almeida, o município vai doar à pasta federal uma área de 57,6 mil metros quadrados no Parque Tecnológico para a instalação da estrutura.
Está previsto investimento federal da ordem de R$ 50 milhões para a construção do edifício, além da realização neste ano da primeira parte do concurso público para contratação definitiva de pessoal.

De acordo com Raupp, o ministério vinha buscando uma área para o prédio e encontrou na cidade as condições ideais, como proximidade com centros de pesquisa e instituições de ensino superior, além de infraestrutura.

“São José tem condições excepcionais e o Cemaden vem para cá porque é o melhor local para abrigar essa instituição”, afirmou o titular do MCTI. Também estavam presentes o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da pasta, Carlos Nobre, e o diretor do Cemaden, Agostinho Tadashi Ogura.

Além do protocolo, durante o evento o prefeito assinou o projeto de lei para a doação da área. O texto deve ser encaminhado hoje à Câmara Municipal.

Sinergia

“A instalação da sede trará sinergias essenciais à consolidação do Cemaden da melhor e mais rápida maneira possível”, comenta Ogura. “No parque estão representadas diversas áreas do conhecimento de interesse para nossa operação, como georreferenciamento, sensoriamento remoto, tecnologia da informação e sistemas inteligentes de análise de risco.” O diretor acrescenta que o local oferece vantagens em recursos humanos, tanto pela presença de mão de obra qualificada como pela visibilidade proporcionada à instituição.

"É uma importante conquista para São José dos Campos”, avaliou Carlinhos Almeida. “A vinda do Cemaden fortalece o polo tecnológico do município, significa investimentos e geração de empregos. Além disso, como centro de alerta de desastres naturais, a proximidade deve auxiliar e muito a defesa civil de toda a região, estreitando o relacionamento na troca de conhecimentos e prevenção de catástrofes."

O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais monitora hoje 310 municípios nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. Acesse o site da instituição.

 

 

Ascom da prefeitura de São José dos Campos e Ascom do MCTI
Fonte Ascom da prefeitura de São José dos Campos e Ascom do MCTI 11/03/2013 ás 17h

Compartilhe

MCTI firma acordo para instalação da sede definitiva do Cemaden