MasterCard expande Programa de Educação Financeira na Região da América Latina e do Caribe

Fonte Felícia Martinho. 04/12/2009 às 15h

A MasterCard Worldwide anuncia a implementação do programa de educação financeira, Consumidor Consciente, que está disponível em português, espanhol e inglês em todos os mercados da América Latina e do Caribe. A plataforma, inicialmente lançada no México e no Brasil em 2007 e depois na Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico, está disponível em todos os países com operações da MasterCard nessa região, incluindo os de idioma inglês no Caribe.

 “Esse programa é o coração do trabalho da MasterCard no que se refere à educação financeira. Buscamos capacitar comunidades da região inteira para que todos possam entender a importância da gestão das finanças pessoais,” afirma Richard Hartzell, presidente da MasterCard para a Região da América Latina e do Caribe.

O Consumidor Consciente é uma plataforma robusta, que está disponível no ambiente digital e contém informações sobre as boas práticas da gestão das finanças pessoais, com ferramentas que auxiliam na melhora da economia doméstica.

Nos endereços eletrônicos:

wwww.smartconsumer.ws, www.consumointeligente.org ou www.consumidorconsciente.org os internautas podem encontrar personagens animados que representam uma família, participam das atividades do site e oferecem dicas e explicações de situações da vida real.

As informações abordam diversos tópicos sobre o tema finanças pessoais, entre eles como gerenciar um orçamento familiar, como se adaptar em tempos difíceis, o uso consciente do cartão de crédito e de débito, entre outras informações relevantes.

Além disso, os sites contem com um painel regional de profissionais da área financeira que atuam como articulistas dos blogs, os Mister e Miss Finanças, que foram convidados pela MasterCard para gerar conteúdo relevante frequentemente, através de artigos, blogs e podcasts. Os Misters e Miss Finanças oferecem orientações financeiras, dando um toque pessoal ao site.

Como parte do programa, os porta-vozes da MasterCard e os profissionais da área financeira também devem participar de redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut e RSS feeds e serão fáceis de seguir on-line.

“Hoje, o consumidor enfrenta uma imensa variedade de escolhas financeiras, e frequentemente conta com pouca ou nenhuma educação financeira para ajudá-lo a fazer uma opção consciente. Na hora de gastar, poupar ou investir, o consumidor está sempre fazendo escolhas financeiras importantes, que, se realizadas com a orientação necessária, podem determinar um futuro financeiro confortável,” diz Hartzell.“A MasterCard assumiu o compromisso de apoiar a educação financeira e auxiliar consumidores do mundo inteiro, fornecendo ferramentas necessárias para gerenciar as finanças,” completa o executivo.

Os sites Consumidor Consciente

(www.consumidorconsciente.org), Consumo Intelligente (www.consumointelligent.org) e Smart Consumer (www.smartconsumer.ws) foram desenvolvidos usando uma tecnologia chamada “Site Inteligente”, que automaticamente permite que os visitantes da região tenham acesso às informações financeiras na língua nativa de cada país: inglês, espanhol ou português. Mais de 100 mil pessoas já visitaram as mais de 200 páginas do site e se beneficiaram com o programa, que apresenta um crescimento rápido e contínuo.

Sobre o Consumidor Consciente

O Consumidor Consciente é o programa educacional para consumidores da MasterCard da  América Latina e do Caribe. O Consumidor Consciente é uma plataforma educacional robusta que oferece ferramentas amigáveis para ajudar o consumidor a entender os princípios de finanças pessoais, desenvolver hábitos de consumo responsáveis e aprender como melhor administrar suas finanças pessoais. Com presença no Brasil, México, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico e toda a  região da América Latina e Caribe por meio dos recursos e ferramentas on-line e off-line, o programa oferece orientação financeira para portadores de cartões e consumidores de todas as idades. A plataforma inclui um site em três idiomas, inglês, espanhol e português, blogs e podcasts locais e regionais e outras ferramentas que oferecem conteúdo educacional para ajudar o consumidor a desenvolver costumes positivos na hora de gastar e poupar e o uso responsável de meios eletrônicos de pagamento. O programa também pode ser adotado por instituições financeiras, comerciantes e outras entidades que querem educar seus consumidores em questões financeiras. Visite o Consumidor Consciente em www.consumidorconsciente.org  

Sobre a MasterCard Worldwide

A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo.   No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando aproximadamente 21 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras. Impulsionada pela rede global e através de sua família de marcas, que inclui MasterCard®, Maestro® e Cirrus®, a MasterCard atende a consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios. Para mais informações, visite www.mastercard.com.

Felícia Martinho.
Fonte Felícia Martinho. 04/12/2009 ás 15h

Compartilhe

MasterCard expande Programa de Educação Financeira na Região da América Latina e do Caribe