Mast ensinará visitantes a fazer relógio estelar

Fonte Mast/MCTI 23/08/2014 às 20h
Quer aprender a construir um relógio estelar? E a preparar um doce tradicional? Neste fim de semana, no Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) realizará as oficinas 'Faça Você Mesmo' e 'Cozinhando com a Química'. Os participantes também poderão conhecer o campus do instituto durante a visita orientada e observar o céu noturno com uma luneta centenária. Todas as atividades são gratuitas.

O 'Cozinhando com a Química' deste mês ensina truques para o preparo do pudim de leite em alguns minutos. Entenda mais sobre os ingredientes e as transformações químicas presentes. A atividade acontecerá no sábado (23).

Na mesma tarde, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra "O céu do mês", momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Após a apresentação, todos são convidados a ir para a área externa, onde é realizada a observação do céu com telescópios ópticos portáteis e a Luneta Equatorial Heyde de 21 centímetros. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação através de telescópio.

No domingo (24), a oficina 'Faça Você Mesmo' promove uma conversa sobre o movimento aparente da esfera celeste e discute o fenômeno das estações do ano, ocasionado por conta das componentes do movimento da Terra. Será construído um relógio estelar que indica as horas com base na posição das estrelas. Essa atividade tem como objetivo aprimorar conceitos astronômicos e conduzir os visitantes a uma reflexão mais crítica sobre os fenômenos que nos rodeiam.

Em ambos os dias haverá visita orientada pelo museu. Nela, os mediadores apresentam aos visitantes o Sistema Solar em escala, as exposições do Mast espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. A construções incluem o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Sobre o Mast

O Museu de Astronomia e Ciências Afins é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criada na cidade do Rio de Janeiro em 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

Os dias e horários de visitação são sábado 14h às 20h (exposições até 18h e Programa de Observação do Céu até 20h) e domingo e feriado das 14h às 18h.
Mast/MCTI
Fonte Mast/MCTI 23/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Mast ensinará visitantes a fazer relógio estelar