Mast debate a construção da imagem do Peru nos séculos XIX e XX

Fonte Ascom do Mast 16/03/2013 às 21h
O professor da Pontificia Universidad Católica del Perú Jorge Lossio realiza, no dia 28 de março, a palestra El peruano y su entorno: Aclimatándose a las alturas andinas.

 

O evento, promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), é gratuito e ocorre às 10h, no auditório do museu. Os interessados também poderão acompanhar a transmissão em tempo real pelo site: www.mast.br

Durante o encontro, Lossio mostrará como os cientistas que recorreram e descreveram o Peru entre meados do século XIX e início do século XX contribuíram para construir uma imagem do país, seus climas, paisagens e habitantes, o que, segundo o pesquisador, terminou se enraizando no discurso oficial e popular peruano: uma imagem de país que se adequava às visões das novas elites republicanas.

“Diferentemente da concepção colonial, que descrevia o território peruano com uma visão mais unitária, a República traz uma visão de um país que divide o território em três partes diferentes e fragmentadas: a costa, a serra e a selva. Esse imaginário foi se consolidando ao longo do século XIX, definindo-se algumas das construções culturais que prevalecem até hoje sobre o espaço geográfico peruano”, adianta Lossio.

A palestra dá início ao Encontro com a História 2013, série promovida mensalmente pelo museu e que reúne profissionais de história e ciências para debater temas diversos. Neste ano, com o objetivo de explorar a relação entre ciência, clima e meio ambiente, o ciclo conta com a parceria da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, responsável pelo Encontro às quintas, um programa de conferências quinzenais, que reúne professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais para debater história e historiografia, história das ciências e história da saúde pública.

O auditório do Mast localiza-se na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

 

 

Ascom do Mast
Fonte Ascom do Mast 16/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Mast debate a construção da imagem do Peru nos séculos XIX e XX