Mantega e Bernardo participam de IV Conferência Itália- América Latina e Caribe

Fonte Ansa Flash. 02/12/2009 às 17h

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, irão participar da IV Conferência Itália- América Latina e Caribe, que ocorre entre hoje e amanhã na cidade Milão.

Está previsto para Mantega comparecer no segundo dia da reunião, enquanto Bernardo deve almoçar esta tarde com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Recentemente, o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, comentou que a América Latina é um "interlocutor essencial" não só do ponto de vista econômico, mas também para resolver os grandes problemas mundiais.

De acordo com o chanceler, a Itália -- que atualmente lidera o G8 (grupo formado pelos setes países mais ricos e a Rússia) -- presenciou neste ano a emergência de países como Brasil, Argentina e México no cenário mundial, sendo que agora estas nações têm poder decisório.

A IV Conferência Itália-América Latina e Caribe deve abordar, principalmente, a integração econômica, cultural e política, além de temas comuns, como a Copa do Mundo de 2014, a Expo 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016, segundo o presidente Câmara de Comércio de Milão, Bruno Ermolli.

Além da presença de Frattini e de Berlusconi, destaca-se a participação do presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, e do vice-presidente do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.

Comparecerão também os chanceleres do Equador, Fander Falconí; Guatemala, Haroldo Rodas; Uruguai, Pedro Vaz; Costa Rica, Bruno Stagno; Nicarágua, Samuel Santos; e o vice-ministro das Relações Exteriores da Argentina, Victorio Taccetti.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, o secretário de Estado espanhol para os países ibero-americanos, Juan Pablo de Laiglesia, o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, e o ministro da Defesa do Peru, Rafael Rey, também são esperados. 

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 02/12/2009 ás 17h

Compartilhe

Mantega e Bernardo participam de IV Conferência Itália- América Latina e Caribe