Manifestação leva Mantega a despachar fora do ministério

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não despacha em seu gabinete neste momento. A agenda de Mantega previa apenas despachos internos hoje (11) de manhã, mas ele teve que trabalhar em outro local depois que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a portaria central do ministério e bloqueiam uma das portarias de acesso do ministro ao prédio.

A manifestação, que segundo os organizadores é pacífica, pede o desbloqueio de R$ 800 milhões do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para este ano. Os manifestantes também querem a convocação de uma reunião de ministros da área econômica com o objetivo de discutir a destinação de verbas para a reforma agrária.

O MST reclama ainda que “parte significativa das famílias acampadas está à beira de estradas desde 2003. O movimento exige o assentamento das 90 mil famílias acampadas pelo país e o investimento em habitação, infraestrutura e produção de 45 mil famílias que estão assentadas apenas no papel”.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária que ocorre em todo o Brasil.

A manifestação em frente ao Ministério da Fazenda começou por volta das 9h20, quando um grupo de sem-terra que participava de passeata na Esplanada seguiu em direção ao prédio, e não tem hora para terminar, segundo os integrantes do MST.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Manifestação leva Mantega a despachar fora do ministério