Manhã de Cidadania na UCB

Fonte UCB 05/03/2013 às 17h
 
Aula Magna promove a cidadania entre estudantes da UCB e membros de cooperativas do DF
 
Durante a Aula Magna da Cidadania, organizada pela Universidade Católica de Brasília, na manhã de sábado, dia 2 de março, uma programação envolvendo oficinas, rodas de conversas, palestras, minicursos e exposições foram realizadas entre 25 cooperativas de catadores de lixo do Distrito Federal, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Distribuição de Renda (Sedest), estudantes e professores da UCB.

Organizadas por diferentes áreas do saber, a Aula Magna da Cidadania foi realizada com o intuito de aproximar os estudantes e professores da realidade dos membros de comunidades que trabalham com materiais recicláveis. "O objetivo da UCB é interagir com a comunidade, saber como a Universidade pode usar o conhecimento para resolver problemas da sociedade", destacou a Diretora dos Programas de Extensão da UCB, Janete Cardoso dos Santos.

Entre as 51 atividades oferecidas na programação, os alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem ensinaram os membros das cooperativas como consumir vegetais de forma segura e a importância da lavagem correta das mãos. Para o professor da Biomedicina da UCB, Douglas Araújo, a atividade "leva informação a comunidade e alerta sobre os riscos de infecções que podem ocorrer". A professora Juliana Camargos destaca que o evento “é muito válido para a formação acadêmica dos alunos", afirma.
Na outra ponta do conhecimento, o Curso de Comunicação Social utilizou técnicas de entrevista para aproximar estudante e sociedade. "Os alunos da disciplina de Metodologia de Pesquisa em Comunicação vão captar histórias de vida de pessoas que trabalham com materiais para reciclagem", explica a professora Sheila Oliveira.

Quem participou também conta a experiência positiva do evento. "Integrar, conhecer e ter contato com pessoas diferentes da nossa", essa foi a conclusão que a estudante do primeiro semestre de Letras-Inglês, Alexsandra Fonseca, chegou ao participar da oficina de artesanato, organizada pelo Centro de Convivência do Idoso da UCB.

Outros cursos como Filosofia, Ciências Biológicas, Educação Física, Serviço Social e Engenharia Ambiental, também participaram das atividades e projetos da Universidade como o Rondon e o grupo de teatro também marcaram presença na Aula Magna da Cidadania.

UCB
Fonte UCB 05/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Manhã de Cidadania na UCB