Mali receberá 2 bilhões de euros para reconstrução do país

Fonte Agência Brasil* 15/05/2013 às 9h

Brasília – As autoridades do Mali (África), cujo governo tenta vencer grupos extremistas que dominam parte do país, receberão cerca de 2 bilhões de euros de várias nações e instituições. O objetivo é ajudar o processo de reconstrução do país, atingido pelos impactos causados por conflitos armados nos últimos meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da França (o equivalente ao de Relações Exteriores), Laurent Fabius, disse que as doações serão “substanciais”. “Trata-se [de uma ação para] ajudar os malianos a construir um novo Mali. É preciso agir em busca da segurança, da democracia e do desenvolvimento”, acrescentou.

Os líderes internacionais e representantes de instituições financeiras estão reunidos em Bruxelas (Bélgica), em busca de assegurar a doação de 1,96 bilhão de euros, que corresponde a 45% do Plano para o Relançamento Mali, apresentado pelas autoridades do país para o período de 2013 a 2014.

A União Europeia anunciou que vai repassar 520 milhões de euros. O governo da França se prepara para anunciar a doação de 280 milhões de euros. O diretor-geral adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI), Min Zhu, disse que o plano das autoridades do Mali é “sério” e “ambicioso”.

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop

Agência Brasil*
Fonte Agência Brasil* 15/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Mali receberá 2 bilhões de euros para reconstrução do país