Mais uma empresa privada obtém sucesso em teste de foguete para Nasa

Fonte Imprensa Unicamp 01/05/2013 às 17h

Mais uma empresa privada obtém sucesso em teste de foguete para Nasa

O Antares, da Orbital Sciences, é o primeiro projeto bem-sucedido depois do Falcon da SpaceX

Depois da SpaceX, corporação que já está executando um contrato de US$ 1,6 bilhão pra enviar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS), outra empresa privada, a Orbital Sciences, finalmente obteve sucesso no teste de um veículo lançador privado, o foguete Antares, construído dentro da política de privatização do acesso à órbita terrestre lançado pelo presidente Barack Obama ainda no início de seu primeiro mandato.


O Antares lançou um modelo da cápsula Cygnus, criada pela Orbital para transportar carga para a ISS. Dentro de alguns meses a empresa terá de realizar o lançamento real de uma Cygnus para, no fim do ano, finalmente usar a cápsula numa missão completa de reabastecimento da Estação Espacial, iniciando o cumprimento de um contrato de US$ 1,9 bilhão com a agência espacial. Esse contrato prevê o envio de oito missões até 2016.


A cápsula Dragon, da SpaceX, já realizou três viagens bem-sucedidas à ISS, até agora.


A Orbital pretende oferecer os serviços do foguete Antares para outros clientes comerciais, além do governo americano. A empresa diz que seu veículo servirá a cargas que porte médio, “que não requerem os veículos lançadores maiores e mais caros da indústria”. O foguete foi projetado para levar até 7 toneladas à órbita baixa da Terra, “ou cargas mais leves a órbitas de maior energia”.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 01/05/2013 ás 17h

Compartilhe

Mais uma empresa privada obtém sucesso em teste de foguete para Nasa