Maior Feira Supermercadista do Mundo gera 5,5 bilhões em negócios e se já prepara para 2014

Fonte Approach 15/05/2013 às 11h

Feira teve como tema o Capitalismo Consciente e reuniu mais de 550 expositores.

de R$ 5,5 bilhões entre 550 empresas, sendo 147 internacionais, com participação de 65.000 empresários e executivos brasileiros e de países como Argentina, Paraguai, Chile e Estados Unidos.

A APAS e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) colocaram em prática o Projeto Comprador. Por meio dele, foram realizadas rodadas de negócios entre 50 empresas brasileiras e 60 compradores de 22 países. Como resultado delas, devem resultar exportações brasileiras da ordem de US$ 47 milhões nos próximos doze meses. As rodadas foram realizadas em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB) e o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF).

Capitalismo Consciente
"Sempre buscamos trazer temas de vanguarda e que possam sinalizar aos supermercadistas o que está por vir no mercado. Em 2013, dentro de um processo continuado de tornar nossa atividade cada vez com um maior nível de responsabilidade para com nossos consumidores trouxemos o Capitalismo Consciente. O setor supermercadista emprega quatro milhões de pessoas e abastece 85% dos lares das famílias brasileiras. Precisamos estar sintonizados com as novas aspirações e novas exigências dos nossos clientes para que possamos cada vez mais servi-los melhor. As atitudes do Capitalismo Consciente são fundamentais para a sustentabilidade dos nossos negócios nos próximos anos", explica João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Congresso
A 29º edição do Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados recebeu 3.018 profissionais nos três dias, nos quais foram proferidas 80 palestras. Na palestra inaugural, o congresso recebeu mais de 800 participantes. Grandes nomes como Alair Martins, do Sistema Integrado Martins; o educador físico Márcio Atalla; Raj Sisodia, cofundador e presidente do Instituto Capitalismo Consciente; Jenn Lim CHO da Delivering Happiness, e Cafu, capitão da Seleção Brasileira de Futebol de 2002 proferiram palestras.

Um dos principais destaques desta edição foi o painel "Confiança", realizado com base em uma pesquisa do Instituto Nielsen, que abordou a confiabilidade do brasileiro em seus conterrâneos e os reflexos disso nos negócios. O painel contou com a participação de João Galassi, presidente da APAS; Alexandre Caldini Neto, Presidente do Jornal Valor Econômico; Eduardo Ragasol, Presidente da Nielsen Brasil, e Fernando Yamada, Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e foi o pontapé inicial para o tema de 2014.
Completando seus 30 anos de história, a maior feira mundial do setor supermercadista terá como tema "CONFIANÇA" e dará destaque também ao Brasil como sede da Copa do Mundo e centro das atenções dos negócios mundiais.

Fórum Mundial de Produtos e Alimentos Mais Saudáveis
Para 2014, a APAS estará abrigando o Fórum Mundial por Produtos e Alimentos Mais Saudáveis. O Fórum, que reunirá setores de produção e distribuição debaterá o tema produtos e alimentos mais saudáveis para todos e espera-se que venha a estabelecer as diretrizes e sugestões de políticas públicas para o estímulo a essa transformação. Também serão realizadas, ao longo do ano de 2013, reuniões preparatórias para o Fórum Mundial, envolvendo as entidades representativas do setor supermercadista e a indústria.

Premiações
Para destacar os estandes que melhor expuseram durante os quatro dias de feira, a APAS e Popai divulgaram no último dia da Feira APAS 2013, os vencedores do Troféu Popai 2013. Entre as premiações, estiveram: Melhor Ação Promocional, Melhor Estande e Melhor Exposição. Todas elas foram divididas nas categorias mega, grandes, médios e pequenos.

Entre os destaques em "Melhor Ação Promocional", estiveram: Unilever (mega), Fraldas Capricho (grande), Copag (médio) e RodaBrill/Petbrill (Pequena). Já em Melhor Estande, o primeiro lugar foi para Arcor (mega), Bom Porto (grande), Cia Muller de Bebidas (médio) e Seal (pequeno). Na categoria "Melhor exposição", os vencedores foram Brasil Foods (mega), Gomes da Costa (grande), PróMarket (médio) e Docile (pequeno).

Responsabilidade social e ambiental
Por meio da colaboração dos estandes expositores, a Feira APAS 2013 conseguiu arrecadar 23,6 toneladas de alimentos, que somadas às 12 toneladas arrecadadas nos eventos regionais pré-feira, totalizaram 35,6 toneladas. Para auxiliar na doação às entidades associadas à ONG Canto Cidadão, a Vigor emprestou um de seus caminhões à associação.
Nessa edição, a Feira APAS também teve como destaque suas ações de sustentabilidade ambiental. Por meio da inserção de catadores de lixo da cooperativa Coopere e de um sistema de triagem e reciclagem de lixo dentro do pavilhão, foi possível reduzir o número de caçambas de lixo em praticamente metade de seu volume do ano anterior. Na montagem do evento foram produzidas 18 caçambas, contra 32 de 2012.

Já durante o evento, o número de caçambas passou de 25, no ano anterior, para 7 em 2013. "Conseguimos, por meio desse projeto, trabalhar a inserção social desses profissionais, criar valor para o lixo, reduzir o impacto ambiental gerado pela feira e também passar ao público informações sobre a política nacional de resíduos sólidos", explica Erlon Ortegaz, diretor de sustentabilidade da APAS.

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados
Quando: de 6 a 9 de maio
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h; dia 9 de maio, das 14h às 20h
Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo - SP

Approach
Fonte Approach 15/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Maior Feira Supermercadista do Mundo gera 5,5 bilhões em negócios e se já prepara para 2014