Lula só se pronunciará sobre caso Battisti após decisão do STF

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se pronunciar sobre o caso do italiano Cesare Battisti, apenas após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o pedido de extradição apresentado pela Itália.

"O presidente aguarda o pronunciamento do Supremo Tribunal Federal para depois poder tomar alguma posição a respeito. O assunto está na esfera de outro Poder no momento", afirmou à ANSA o porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach.

Battisti, ex-militante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), é condenado à prisão perpétua na Itália pela morte de quatro pessoas, crimes cometidos na década de 1970.

No Brasil, ele obteve em janeiro passado o status de refugiado político. Seu caso agora é analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o processo de extradição apresentado pelo governo italiano.

Ontem, a segunda audiência do STF sobre o tema foi suspensa após o voto do ministro Marco Aurélio Mello, que empatou o placar. Na primeira sessão, em 9 de setembro, quatro membros do Supremo haviam votado a favor da deportação e três contra.

Agora, espera-se que os membros do Supremo voltem a analisar o caso na próxima quarta-feira, em meio à expectativa sobre o pronunciamento do ministro Gilmar Mendes, presidente da Casa.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Lula só se pronunciará sobre caso Battisti após decisão do STF