Lula inaugura obras do PAC em Minas Gerais

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega na manhã de hoje (22) a Governador Valadares, Minas Gerais, para inaugurar a Usina Hidrelétrica Baguari. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e irá gerar energia suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes quando estiver em pleno funcionamento, o que está previsto para 2010.

Faixas de saudação e frases como “O governo Lula é para todos” foram afixadas em postes do centro da cidade pelos integrantes do PT de Governador Valadares. Também há uma faixa de boas-vindas no aeroporto.

A Hidrelétrica de Baguari foi construída pelo consórcio formado pelas empresas Neoenergia, Cemig e Furnas e teve custo estimado em R$ 501 milhões.

Em Baguari foram usadas turbinas da classe bulbo, que permite a redução da área alagada, fator que contribui para amenizar o impacto ambiental da obra. Esse tipo de turbina também foi usado em Santo Antônio e em Jirau, as duas primeiras usinas do Rio Madeira.

No início, houve resistência às obras da hidrelétrica. Em 2007 o Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública com pedindo de paralisação do empreendimento, sob a alegação de que a licença prévia ambiental foi concedida por órgão estadual, quando deveria ter sido concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O MPF alertou para a presença do bioma Mata Atlântica na área de alagamento da usina. A ação acabou sendo julgada improcedente e em março deste ano foi arquivada.

Localizada no Rio Doce, região leste de Minas Gerais, a Usina Baguari abrange os municípios de Governador Valadares, Alpercata, Fernandes Tourinho, Iapu, Periquito e Sobrália.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Lula inaugura obras do PAC em Minas Gerais