Londrina (PR) receberá fórum nacional sobre produtos biológicos

Fonte Embrapa 04/08/2014 às 20h
Cerca de 100 pesquisadores e produtores de inoculantes microbianos irão participar da 17ª 'Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola' (Relare), nos dias 6 e 7 de agosto, em Londrina (PR).

O evento busca estimular o trabalho técnico, científico e industrial na área de inoculantes microbianos de interesse agrícola. Nesta edição, serão apresentados trabalhos direcionados à legislação e fiscalização de inoculantes, bem como de novos microrganismos para culturas relevantes no Brasil, com o feijoeiro e a soja.

Programação

O primeiro dia de evento oferecerá aos participantes diversas atividades temáticas. A primeira mesa redonda abordará o tema 'Legalização das coleções de culturas, da pesquisa e das indústrias de inoculantes frente ao CGEN'.

No dia 7 de agosto, a sessão 'Metodologias para a análise de micro-organismos' oferece debates acerca do tema. Especialistas irão discutir a 'Análise de nodulação de soja e uso de um inoculante padrão em casa de vegetação para determinar a qualidade de produtos comerciais', além de 'Alternativa metodológica para contagem de inoculantes contendo azospirillum'. Confira aqui a programação completa.

Histórico

A pesquisadora Mariangela Hungria, responsável pelo evento, explica que a Relare foi criada em 1985 para estabelecer parcerias público-privadas envolvendo a pesquisa, a difusão de tecnologias e legislação sobre produtos biológicos.

De acordo com a pesquisadora, a realização da Relare colabora para que este fórum se consolide como órgão consultivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sugerindo as normas técnicas para recomendação de microrganismos para produção de inoculantes, que são fertilizantes biológicos.

O evento é realizado pela Embrapa Soja e tem o patrocínio da Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes (Anpii).


Embrapa
Fonte Embrapa 04/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Londrina (PR) receberá fórum nacional sobre produtos biológicos