Lobão vai à reunião de grupo da ONU e divulga leilões de petróleo nos EUA

Fonte Ascom - MME 20/04/2013 às 19h

 

 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participou em Washington, D.C., na sexta-feira, 19 de abril, da primeira reunião do Conselho Assessor da Organização das Nações Unidas, criado em 2011, pelo Secretário Geral da organização, Ban ki-moon, para a definição de uma política global destinada a levar energia elétrica todos os povos até 2030. A reunião ocorrerá na sede do Banco Mundial.

O Conselho, do qual Lobão é um dos integrantes a convite de Ban Ki-moon, tomará as decisões políticas necessárias para atingir os três objetivos estabelecidos pelo Secretário-Geral até 2030: acesso universal à energia em escala mundial, duplicação da taxa de eficiência energética e da parcela de energias renováveis na matriz energética global. Para alcançar esses objetivos, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou uma década de Energia Sustentável para Todos, a iniciar-se em 2014.

Além do ministro Lobão, fazem parte do Conselho, representantes de governos, setor privado e sociedade civil.

 

PETRÓLEO E SHALE GAS

O ministro, que desembarcou em Washington na manhã da quarta-feira, 17 de abril, também participará de reuniões com empresários norte-americanos para apresentar as oportunidades dos próximos leilões de petróleo que serão realizados no Brasil. A 11ª rodada de licitações será realizada nos dias 14 e 15 de maio, com oferta de áreas em 13 bacias sedimentares. Ao todo, serão licitados 289 blocos, dos quais, 123 em terra.

Também será apresentado o potencial do país em recursos não-convencionais. Em outubro deste ano, será realizada a 12ª Rodada abrangendo seis bacias sedimentares. Já em novembro, será promovida a 1ª Rodada de licitação da área do Pré-Sal, sob regime de partilha.

Durante a missão a Washington, o Secretário de Petróleo, Gás e Combustíveis Renováveis do MME, Marco Antonio Almeida, participará de encontro técnico informativo no Departamento de Energia sobre a experiência norte-americana em gás não convencional. A reunião abordará aspectos técnicos, econômicos, regulatórios, comerciais, de pesquisa e de meio-ambiente.

 

Ascom - MME
Fonte Ascom - MME 20/04/2013 ás 19h

Compartilhe

Lobão vai à reunião de grupo da ONU e divulga leilões de petróleo nos EUA