Livro reúne iconografia sobre atividades científicas no sertão brasileiro

Fonte COC/Fiocruz 24/03/2013 às 11h

 


O livro Sertões adentro: viagens nas caatingas, séculos XVI e XIX foi lançado na terça-feira (19/3), no Museu do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro. A obra traz uma rica iconografia que exibe gravuras, desenhos, pinturas e mapas - muitos dos quais inéditos - originários de arquivos nacionais e estrangeiros.

Os autores do livro participarão de uma conversa com o público no Museu do Meio Ambiente. No evento, falarão sobre os artigos, que abordam descrições da região feitas por naturalistas, religiosos, médicos, botânicos, entre outros. Essas informações circularam como descrições do Novo Mundo aos conquistadores europeus e, posteriormente, serviram para torná-lo menos obscuro aos olhos do próprio Brasil.

Organizado pelas pesquisadoras Lorelai Kury e Magali Romero Sá, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a edição bilíngue (português e inglês) do livro contou com apoio dos autores Erivaldo Fagundes Neves, Heloisa Meireles Gesteira, Lorelai Brilhante Kury, Magali Romero Sá e Magnus Roberto de Mello Pereira.

COC/Fiocruz
Fonte COC/Fiocruz 24/03/2013 ás 11h

Compartilhe

Livro reúne iconografia sobre atividades científicas no sertão brasileiro