Lifting Braquial: quando fazer?

Fonte Toda Comunicação 16/05/2013 às 20h


Com o objetivo de retirar o excesso no braço, a braquioplastia é indicada para pessoas com mais idade.

Após grandes emagrecimentos, alternâncias de ganho e perda de peso, ou com o passar do tempo, é comum que ocorra flacidez da pele da região posterior do braço. Normalmente, essa é uma região pouco exercitada, por isso surge a tendência de acumular gordura, associada com flacidez e perda muscular. Segundo o Dr. Alderson Luiz Pacheco, graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, a flacidez ocorre principalmente por causa do envelhecimento natural e do emagrecimento, e as principais afetadas por essa questão são as mulheres a partir dos 45 anos.
“Exercícios regulares e direcionados aos músculos desta região podem melhorar bastante o aspecto estético dos braços, mas se a flacidez já estiver em um grau elevado, só os exercícios não irão resolver. É aí que a cirurgia plástica aparece como sendo a melhor alternativa para melhorar a aparência estética deste local que tanto incomoda a maioria das mulheres” explica Pacheco.
O Doutor, que atende na Clínica Michelangelo em Curitiba, é pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas da UFPR e diz que o lifting braquial tem como objetivo retirar o excesso de pele na região, proporcionando um contorno do braço mais natural e menos flácido.
Essa plástica também recebe o nome de dermolipectomia braquial ou braquioplastia, e o especialista lembra que, antes de ser feita, o paciente precisa medir os prós e contras. “Se a pessoa está incomodada com o aspecto antiestético dos braços e decide por realizar a cirurgia, ela precisa estar cientes de que está trocando a flacidez por uma cicatriz em uma região relativamente aparente –e que dependendo da quantidade de pele a ser retirada, pode ir das axilas até o cotovelo. Por mais que a cicatriz fique na parte interna dos braços, sempre que eles forem levantados, ela irá aparecer”, alerta.
Pacheco explica que para jovens que se incomodam com o braço volumoso, a melhor opção de cirurgia é a lipoaspiração, pois a retração de pele na juventude é boa, mas para pessoas com mais idade, se for feita a lipoaspiração, ela pode aumentar a flacidez da pele. “Porém, não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia plástica dos braços. Pode-se dizer que existe a oportunidade ideal, que é determinada pela presença do defeito a ser corrigido” diz o especialista.
Vale lembrar que raramente essa é uma cirurgia que traz complicações sérias, desde que seja realizada dentro dos critérios necessários. ”Em casos de pacientes obesos, pode ocorrer, após o oitavo dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado (lipólise) por um ou mais pontos da cicatriz, mas é normal, não significa nenhuma complicação,”explica.
Pacheco recorda que é indicado ficar 15 dias sem fumar depois da realização da cirurgia. Os cuidados do pós operatório são simples, como, por exemplo, se o curativo for molhado, principalmente nos dois primeiros dias, o importante é deixar a cicatriz seca, portanto, depois do banho o paciente tem que secar a cicatriz com um secador de cabelo. Outros cuidados que devem ser tomados são a não exposição sol por um período mínimo de oito semanas e não elevar o braço nem carregar peso por cerca de 30 dias. “O resultado definitivo da braquioplastia é atingido seis meses após a cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz” conclui.


Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Site: http://www.alplastica.com

Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com
Email: plastica.pacheco@yahoo.com.br
Fone: (41) 3022-4646 e 4141-4424
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR.

Toda Comunicação
Fonte Toda Comunicação 16/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Lifting Braquial: quando fazer?