Lançado em Ubatuba o Programa Amigos do Mar

Fonte Comunicação ICMBio 30/03/2013 às 10h

amigos do mar ubatubaBrasília - Em sintonia com o “Ano Internacional de Cooperação pelas Águas” - UNESCO, o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil, parceiros desde 2003, lançaram na sexta-feira (22) a nova versão do Programa Amigos do Mar. O evento foi realizado no Centro de Visitantes do Tamar/ICMBio em Ubatuba, com a presença dos coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede municipal e de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que administra o Tamar/ICMBio, do Instituto Arcor Brasil e da Prefeitura Municipal.

A iniciativa busca fomentar e fortalecer atitudes em prol do cuidado com as águas, tendo as tartarugas marinhas como embaixadoras da conservação ambiental. Segundo a coordenadora de educação ambiental do Tamar/ICMBio em Ubatuba, Maria Luiza Camargo, o programa é um apoio aos educadores brasileiros no alcance do conteúdo curricular obrigatório do ensino fundamental, sugerindo atividades interdisciplinares e lúdicas capazes de encantar e despertar nas crianças a curiosidade, o respeito e a co-responsabilidade pela vida.

A programação do evento teve início com um café da manhã e apresentação da banda do Tamar/ICMBio, “Os Cascudos”, seguido pelo lançamento oficial dos materiais do Programa, com entrega simbólica do “Guia Nossas Águas sempre Limpas” para a superintendente de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Line Mayer; e do Kit “Amigos do Mar” para a coordenadora regional do Projeto Tamar/ICMBio de Santa Catarina, Jussara Wanderlinde. “O Guia e os cartazes serão distribuídos às escolas que visitarem as bases do Projeto Tamar. Além disso, teremos um Kit ‘Amigos do Mar’, para ser emprestado àquelas escolas que não puderem vir nos visitar”, esclareceu a oceanóloga e coordenadora regional da base de Ubatuba, Berenice Gomes Gallo.

Também foi realizada uma capacitação dos coordenadores pedagógicos e educadores presentes sobre o uso dos materiais do Programa, por meio de brincadeiras cooperativas, dinâmicas e trabalhos em grupo, exercícios de arte e rodas de conversa. Os educadores puderam visitar o Centro de Reabilitação do Projeto Tamar/ICMBio e acompanhar a soltura de duas tartarugas marinhas.
“Momentos como este são importantes para alinhar as estratégias educativas da rede municipal de ensino. O Projeto Tamar, além de contar com este precioso espaço, que aborda a questão da conservação ambiental, contempla a questão da valorização cultural. Utilizar este potencial, associado ao Programa Amigos do Mar, é fundamental para a formação das crianças e jovens de nossa cidade”, disse Line Mayer, superintendente de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba.

Programa Amigos do Mar

A iniciativa é uma ferramenta de apoio paradidático aos educadores, por meio do Guia “Nossas Águas Sempre Limpas”, de três cartazes educativos, do Kit “Amigos do Mar” e do site, onde o conteúdo completo do Programa e um exclusivo acervo de imagens do mundo marinho poderão ser acessados e baixados gratuitamente. O Guia “Nossas águas sempre Limpas” foi criado para as primeiras cinco séries do ensino fundamental com informações, atividades lúdicas e interativas e organizado em quatro macro temas: Animais marinhos, Nosso Litoral, Cuidar da Vida e Aquecimento Global. Os cartazes complementam as atividades propostas. Os Kits “Amigos do Mar” serão entregues nas 22 bases do Projeto Tamar/ICMBio e poderão ser emprestados às escolas que não podem visitar o Tamar/ICMBio ou que desejam dar continuidade às visitas realizadas nos Centros de Visitantes do Tamar/ICMBio. Cada Kit conta com livros de histórias, jogos educativos, material biológico, mini-réplicas das cinco espécies de tartaruga que ocorrem no Brasil, CD com músicas do Tamar, DVD com incríveis imagens submarinas, dentre outros itens educativos e divertidos.

 

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 30/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Lançado em Ubatuba o Programa Amigos do Mar