Kerry e Letta querem área de livre comércio entre EUA e UE

Fonte Ansa flash 09/05/2013 às 16h

O secretário de Estado dos EUA também se encontrou com sua homóloga italiana durante uma visita a Roma

ROMA, 9 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, recebeu hoje o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Roma, ocasião em que concordaram sobre a necessidade de avançar "na construção da área de livre comércio entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos".

Letta e Kerry consideraram que a medida servirá como um "motor de crescimento" para os dois países.

Este foi o primeiro encontro oficial entre o representante da diplomacia norte-americana e o novo governo italiano.

"Sempre existiu uma forte relação entre a Itália e os Estados Unidos", declarou Letta, na ocasião. Kerry respondeu dizendo que Washington quer colaborar com a nova gestão em Roma.

O secretário de Estado também se encontrou com sua homóloga italiana, Emma Bonino, com quem analisou as principais questões internacionais, como a situação na Síria, na Líbia e o processo de paz no Oriente Médio.

"Quero agradecer a Itália por sua ajuda fundamental na crise síria, em particular com a oposição, na assistência dos refugiados", afirmou Kerry, confirmando a doação de US$ 100 milhões para agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para fornecer ajudas na Síria.

Bonino declarou que Roma vai fazer todo o necessário para garantir a continuidade do processo de paz. "A Itália pode ter relações com o mundo árabe, o que pode ajudar a construir pontes que facilitem uma solução entre Israel e Palestina", disse a chanceler.

Ela ainda confirmou o empenho de seu país em aumentar a ajuda humanitária aos refugiados na Síria.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 09/05/2013 ás 16h

Compartilhe

Kerry e Letta querem área de livre comércio entre EUA e UE