Kaspersky Lab lança solução que oferece proteção ao PC antes da inicialização do sistema operacional

Fonte JeffreyGroup 28/04/2013 às 13h

Nova solução evita execução de malware a partir do boot e é compatível com computadores UEFI

São Paulo,  Abril de 2013 – A Kaspersky Lab lança uma solução anti-malware que protege o computador antes queseu sistema operacional seja iniciado, o Kaspersky Anti-Virus para Unified Extensible Firmware Interface (KUEFI). Essa interface é desenvolvida pelo Unified EFI Forum.

O UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é caracterizado como o sucessor do BIOS (Sistema básico de Input/Output) e oferece suporte para novas tecnologias possibilitando uma melhor experiência para o usuário durante a inicialização do computador. Através de múltiplas interfaces, a especificação entrega um sistema mais seguro, tempo de inicialização mais rápido, melhor desempenho, com diversas vantagens tecnológicas se comparadas com o sistema BIOS tradicional.

A Kaspersky Lab aproveitou a oportunidade para desenvolver um produto anti-malware compatível com o UEFI, que será capaz de verificar determinados arquivos de sistema e endereços de memória antes que o sistema operacional seja carregado. Antes dessa tecnologia, rootkits e bootkits poderiam ficar ativos no sistema antes de qualquer solução anti-malware convencional, permitindo que essas ameaças se escondessem do antivírus ou impedindo que o produto de segurança fosse carregado por completo na máquina.

Através do carregamento de um chip ROM, o KUEFI será capaz de verificar os arquivos do sistema antes deles serem carregados e detectar qualquer malware que possa estar escondido na plataforma. Baseada em tecnologias da Kaspersky Lab e do núcleo do Kaspersky Antivírus, a solução oferece configurações de digitalização flexíveis para alcançar o desejado "desempenho versus taxa de detecção" e obter o nível de performance exato para as necessidades de cada usuário. Dependendo do modo de utilização, uma vez que é detectada uma ameaça, o KUEFI pode alertar o usuário ou bloquear completamente o processo de boot até que um especialista qualificado resolva o problema.

"Estou incrivelmente animado com este anúncio. O lançamento do KUEFI só nos traz a vantagem que procuramos por tanto tempo em nossa luta contra o malware", diz Nikolay Grebennikov, CTO da Kaspersky Lab. “Anteriormente nossos inimigos estavam sempre um passo à frente. Eles eram os primeiros a encontrar brechas, pontos fracos ou vulnerabilidades de dia zero, enquanto tínhamos que encontrar uma solução para esses ataques. Mas agora, eles não serão mais capazes de esconder suas atividades maliciosas, uma vez que o KUEFI rodará no nível mais baixo possível para garantir que o sistema do usuário esteja limpo e seguro.”

A solução é desenvolvida para ser usada por organizações com os requisitos de TI mais rigorosos, como agências de Estado, organizações militares, usinas, indústrias, e quaisquer outras entidades onde a perda de dados relacionada à malware, o vazamento de dados ou corrupção representa a maior ameaça.

Sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab é o maior fornecedor privado de soluções de proteção de endpoints do mundo. A empresa está classificada entre os quatro principais fornecedores de soluções de segurança para usuários de endpoints do mundo*. Durante os seus mais de 15 anos de história, a Kaspersky Lab continua sendo inovadora em segurança de TI e fornece soluções de segurança digital eficientes para consumidores, pequenas e médias empresas e grandes corporações. Com sua empresa matriz registrada no Reino Unido, atualmente a Kaspersky Lab opera em quase 200 países e territórios ao redor do globo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. Saiba mais em http:// kaspersky.com.br.

*A empresa ficou na quarta posição na classificação da IDC de Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendor (Receita em segurança de endpoints no mundo por fornecedor), 2011. Essa classificação foi publicada no relatório da IDC "Worldwide Endpoint Security 2012-2016 Forecast and 2011 Vendor Shares (Previsão de 2012-2016 de segurança de endpoints em todo o mundo e participações de fornecedores em 2011) (IDC #235930, julho de 2012). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com as receitas de vendas de soluções de segurança de endpoints em 2011.

JeffreyGroup
Fonte JeffreyGroup 28/04/2013 ás 13h

Compartilhe

Kaspersky Lab lança solução que oferece proteção ao PC antes da inicialização do sistema operacional